Educação de João Pessoa convoca cuidadores sociais voluntários classificados em processo seletivo para curso de formação

Educação de João Pessoa convoca cuidadores sociais voluntários classificados em processo seletivo para curso de formação

Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 372

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) divulgou, nesta quarta-feira (3), a relação dos 350 primeiros candidatos classificados ao cargo de cuidadores sociais voluntários para um curso de formação. Para conferir a relação, conforme ordem de classificação no resultado final, acesse o link https://sedec.joaopessoa.pb.gov.br/selecao-cuidador-voluntario/Edital_Convocacao_2023.pdf

A formação vai acontecer na próxima segunda (08) e terça-feira (09) no auditório da Faculdade Uninassau, na Av. Epitácio Pessoa, das 8h às 13h. A capacitação é organizada pela Escola de Formação da Sedec.

Na oportunidade, também haverá a assinatura do termo de adesão ao Programa Educador Social Voluntário.  Para isso, é preciso que os candidatos estejam munidos dos seguintes documentos: certificado de Ensino Médio e Curso de Cuidador, com carga horária mínima de 60h; ou certificado de Curso Técnico na área da Saúde, ou diploma de graduação na área da saúde ou licenciatura para a docência, ou bacharelado em Psicopedagogia; cópia de RG e CPF; cópia do comprovante de residência; e cópia legível do cartão bancário no nome do candidato.

A Divisão da Educação Especial da Sedec (DEE) alerta que conta poupança somente será aceita da Caixa Econômica. Já conta salário e conta conjunta não serão aceitas. Contudo, serão aceitas todas as contas de bancos digitais.

O candidato convocado que não comparecer nos dias da formação terá um prazo de cinco dias úteis para se apresentar na Secretaria de Educação, no setor da DEE, com a comprovação de impedimento.

Atribuições – A função de cuidador visa prestar auxílio diretamente aos estudantes que possuam deficiência física, intelectual, visual, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, assistindo-os, quando comprovada a necessidade, quanto aos cuidados básicos de alimentação, higiene, locomoção, recreação e organização das condições do ambiente escolar para realização das atividades orientadas pelo professor em aula regular.

O profissional deverá ainda acompanhar e prestar auxílio aos estudantes durante as atividades pedagógicas, para que possam realizá-las, e as propostas pelos professores durante as aulas e atividades extraclasse, visando, assim, a efetiva participação pedagógica destes estudantes na unidade de ensino.

O cuidador irá desempenhar suas atividades nos Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) e/ou nas escolas municipais, conforme a necessidade identificada pela Sedec.

Foto: Reprodução