Drª Paula pede a inclusão de portadores de Síndrome de Down Transtorno do Espectro do Autismo na programação de vacinação na PB
Em 4 anos atrás 634
O pleito contempla público a partir de 12 anos de idade
Requerimento apresentado pela deputada Drª Paula (Progressista) solicita ao Governo do Estado a inclusão do Grupo de PcD – Portadoras de Deficiência – , no programa de vacinação do Estado, com o imunizante Comirnaty, da Pfizer. O pleito contempla, de forma específica, portadores de Síndrome de Down e com Transtorno do Espectro do Autismo, a partir de 12 anos de idade.
“É difícil dimensionar o risco de contaminação de crianças com o a Covid-19 enquadradas no grupo de PcD, portadoras com Deficiência, de forma específica portadores de Síndrome de Down e Transtorno do Espectro do Autismo”, declara a deputada, na justificativa do requerimento.
Drª Paula informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na última sexta-feira (11), a indicação da vacina Comirnaty, da Pfizer, para crianças com 12 anos de idade ou mais, do Grupo PcD. O fato levou a parlamentar a recorrer às autoridades estaduais no sentido de proceder a enquadrar o referido grupo na programação de vacinação para Covid-19, na Paraíba.
“Recorro à rotineira ação da gestão do Dr. Geraldo Medeiros que, com muita competência, tem conduzido a política de saúde do estado neste período de pandemia. De tal forma que, não tenho a menor dúvida que terá a sensibilidade de atender ao pleito ora em pauta através desta propositura”, pontua.
A deputada destaca, no documento, que um sem número de mães e familiares apelam de forma veemente, ante a dificuldade de fazer com que seus filhos usem máscaras, ou mesmo acompanhem as orientações relativas aos cuidados necessários para evitar o contágio da doença.
Por Valter Nogueira