Drª Paula chama atenção para o mapa da fome no país e diz que a situação é responsabilidade de todos
Em 4 anos atrás 494
Em pronunciamento na ALPB, a parlamentar defendeu a ampliação do programa “Tá na Mesa”
A deputada Drª Paula (Progressistas) chamou atenção de seus colegas parlamentares e das autoridades paraibanas para a questão da fome no país e, particularmente, no Estado. Em pronunciamento feito na Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (25), ela falou sobre os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrando que o Brasil voltou ao mapa da fome.
Drª Paula informou que recente pesquisa realizada pelo IBGE mostra o avanço da fome no país, que atingia 5% da população brasileira no período 2017-2018, alcançando mais de 10 milhões de pessoas.
A deputada ressaltou que levantamento feito entre 2017 e 2018 mostra que a Paraíba tem meio milhão de pessoas passando fome. “É o quinto estado com maior percentual de insegurança alimentar no Nordeste”, acrescentou.
“A questão é grave, nós temos grande responsabilidade. É uma realidade que vem trazendo problemas para o Brasil, para o Nordeste e, em particular, para o Estado da Paraíba”, declarou.
A parlamentar defende a promoção de um trabalho social permanente, ao lembrar que o caso exige pressa. “Tem que ser um trabalho permanente. É responsabilidade nossa. Enfrentamos hoje a pandemia, perda de emprega e salário e, agora, a fome”, finalizou.
Programa social
Ainda sobre o assunto em questão, Drª Paula parabenizou o governo pelo programa ‘Tá na Mesa”, mas defende que o mesmo tem que ser ampliado para chegar a mais municípios, que, também, enfrentam o mesmo problema da fome.
“O programa é de largo alcance social, mas precisa chegar a mais municípios”, enfatizou a deputada.
Requerimentos
A propósito do ‘Tá na Mesa’, a parlamentar apresentou requerimento na ALPB solicitando ao governo estadual que leve o programa a mais nove municípios do Alto Sertão, já que a ação contemplou, apenas, seis dos quinze municípios em que a deputada atua politicamente.
Ao todo, são nove requerimento de autoria de Drª Paula solicitando a inclusão, no Programa de Segurança Alimentar “Tá na Mesa”, dos municípios de Triunfo, Santa Helena, Poço José de Moura, Bernardino Batista, Bom Jesus, Monte Horebe, Carrapateira, Poço Dantas e Joca Claudino.
Por Valter Nogueira