DOMINGO: Governo do Estado patrocina shows com "DJ Luana Flores", Seu Pereira e Coletivo 401, no Espaço Cultural

DOMINGO: Governo do Estado patrocina shows com “DJ Luana Flores”, Seu Pereira e Coletivo 401, no Espaço Cultural

Em 5 anos atrás 1084

Com shows da banda Seu Pereira e Coletivo 401, do cantor Totonho e discotecagem da DJ Luana Flores, o Governo da Paraíba abre, neste domingo (04), a programação cultural em comemoração aos 434 anos da cidade de João Pessoa.

As apresentações acontecem na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 20h e o acesso é gratuito. Além das atrações musicais, haverá uma edição especial da Feirinha Criativa, a partir das 16h.

No show comemorativo, o cantor e compositor Totonho se apresenta ao lado de artistas convidados. Quem também sobe ao palco é o cantor Pedro Índio, as cantoras Bruna Borges e Érica Maria, que cantará acompanhada pelo filho, Ivan.

Totonho – O músico vem sendo referência da música alternativa brasileira desde 2001, quando lançado pela Gravadora Trama. É um cantor e compositor natural de Monteiro (no Cariri da Paraíba), cidade conhecida como terra dos repentistas, universo que dá forma à dinâmica sensorial proposta pela estética de sua música. Já lançou quatro trabalhos autorais: ‘Totonho & Os Cabras’, ‘Sabotador de satélites’, ‘Coco ostentação’ e, recentemente, ‘Samba Luzia Gorda’, pela YB Music.

Dono de um estilo próprio de compor, que segundo ele o faz como se fosse um repente. A partir de um tema, e o som que a palavra desperta nele. Só veio gravar o primeiro CD aos 35 anos de idade, antes atuava em ONG ligadas aos Direitos Humanos no Rio de janeiro (RJ). Uma organização de prevenção e combate ao assassinato de crianças e jovens moradores de rua. Neste 2º Festival de Música da Paraíba, Totonho fará o show de encerramento na cidade de Monteiro.

Seu Pereira e Coletivo 401 – A formação atual conta com Jonathas Falcão (vocal e violão), Thiago Sombra (baixo), Victorama (bateria) e Chico Correa (guitarra). A primeira aparição de Seu Pereira e Coletivo 401 se deu em 11 de Abril de 2009 na cidade de Campina Grande, no extinto Bar & Arte. No entanto os quatro amigos já tocavam e trocavam ideias há mais de 8 anos, compartilhando outros projetos. A banda já se apresentou nos principais festivais da Cidade de João Pessoa, a exemplo do Festival Mundo, Grito Rock e Estação Nordeste. A banda também fez o show de encerramento do Festival MPBeco 2010 em Natal. Nos últimos anos, a banda circulou, fazendo shows em São Paulo, Goiânia, Brasília, Paris e Senegal.

DJ Luana Flores – DJ, beatmaker, percussionista e coquista, a paraibana Luana Flores é uma das fundadoras do grupo Coco das Manas. A partir dessa experiência, dá o pontapé inicial em sua pesquisa com foco na musicalidade da cultura popular nordestina como uma ferramenta social para o empoderamento feminino. Durante sua trajetória teve a oportunidade de tocar em renomadas festas e festivais dentro do país e em países europeus. Recentemente, participou da residência artística do RedBull Music Pulso 2019, onde afina e desenvolve os seus projetos de eletrococo, com um novo projeto intitulado #NordesteFuturista.

Feirinha Criativa – Próxima edição da Ferinha Criativa será domingo, dia 4 de agosto, na Praça do Povo, dentro da programação de comemoração do aniversário da cidade de João Pessoa. “A Feirinha Criativa acontece desde 2017. Começou acontecendo nos segundos domingos de cada mês. Agora, faz parte dos eventos promovidos pela Funesc. Importante ressaltar que é toda baseada na economia solidária, incluindo reciclagens e agricultura familiar”, disse a coordenadora Débora Vieira.

5 de Agosto – Na segunda-feira (05), a comemoração dos 434 anos da capital paraibana continua com show da banda Paralamas do Sucesso, no Espaço Cultural José Lins do Rego. A abertura será às 18h30, com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, que realiza concerto especial sob regência do maestro Luiz Carlos Durier.

A entrada para o show será gratuita e ficará facultada à população a doação de um quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação será destinada às famílias carentes da Capital paraibana. “O show é gratuito, mas eu tenho certeza de que a solidariedade das pessoas será muito grande. Nós adotamos essa mesma prática no Salão de Artesanato, em Campina Grande, e arrecadamos cerca de nove mil quilos de alimentos que foram distribuídos para quase cem entidades da região”, lembrou o governador João Azevêdo.