D R T . R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

Dia D: Prefeitura de João Pessoa realiza ação de mobilização vacinal e de combate aos focos de dengue neste sábado

Em 10 meses atrás 139

A Prefeitura de João Pessoa realiza neste sábado (24), uma grande mobilização vacinal e de combate a proliferação do Aedes aegypti em diversos serviços da rede municipal, com intuito de garantir a prevenção e evitar o adoecimento por arboviroses.

Para vacinação o objetivo é fortalecer e melhorar a cobertura vacinal com as doses de rotina. Sobretudo, o chamamento também é direcionando para a campanha que protege contra dengue para pessoas entre 10 a 14 anos.

Serão cinco Unidades de Saúde da Família de cada Distrito Sanitário, totalizando 20 USF, o Centro de Imunização e os três pontos móveis que estarão mobilizados para garantir a assistência preventiva na Capital. Além das vacinas das campanhas ativas, que protegem contra a Dengue e Covid-19, a Rede Municipal de Saúde oferta os seguintes imunizante: Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral, Febre Amarela e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica conjugada ACWY; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral e a Pneumocócica 23 para idosos acamados, restritos ao leito.

Combate à dengue – Ainda, juntamente com a ação de vacinação a Prefeitura de João Pessoa irá realizar neste sábado o ‘Dia D combate à dengue’, em diversos bairros da Capital. Os agentes de endemias farão busca ativa para monitorar espaços públicos e privados, com orientação da população, identificação e eliminação possíveis criadouros e impedir o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti. Participarão dessa ação de monitoramento e combate aos focos de dengue as seguintes Unidades de Saúde da Família: Verde e Vida, Colinas do Sul, Mangabeira Integrada, Ilha do Bispo e Penha.

Contra a dengue – A vacina que protege contra a dengue é destinada a crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. O imunizante tetravalente é produzido a partir do vírus vivo atenuado, desenvolvido de forma segura e eficaz para promover a proteção contra os quatro sorotipos virais da dengue (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4).

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra a dengue e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.

Foto: Divulgação