Dia 22 de novembro: Assembleia Legislativa será instalada em Santa Luzia para comemorar 152 anos de emancipação política
Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 597
Por solicitação do deputado estadual Alexandre de Zezé (Republicanos), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará sessão ordinária itinerante e sessão especial, no dia 22 de novembro, no município de Santa Luzia para comemorar os 152 anos de emancipação política do município. Durante a sessão serão votadas proposições dos parlamentares, além da realização de homenagens à cidade e personalidades santaluzienses que prestaram relevantes serviços ao estado.
Alexandre, Santa Luzia destaca que Sanata Luzia possui um elevado potencial econômico e social, com vários projetos e empreendimentos de elevado porte instalados. Ele acrescenta ainda que parte dos maiores contribuintes de ICMS da Paraíba estão instalados em municípios polarizados por Santa Luzia, a exemplo dos maiores parques de energias renováveis – eólica e solar -, da América Latina, responsável pelo aumento considerável de emprego e renda na região e no estado.
“Por tudo que Santa Luzia representa para a Paraíba, é importante que a Assembleia Legislativa promova uma Sessão Ordinária Itinerante naquela cidade sertaneja, na semana em que se celebra o aniversário de sua emancipação política, bem como uma Sessão Especial para homenagear a cidade de Santa Luzia pela passagem dos seus 152 anos de emancipação política”, disse o deputado.
Alexandre de Zezé destaca ainda que na área cultural a cidade de Santa Luzia orgulha-se de ser conhecida como “A Cidade que Ensinou o Brasil a Dançar Forró”, pois, é responsável por promover a festa junina mais tradicional do país, realizada desde 1942, que este ano celebrou 81 anos de história no mês de junho. Sempre nesta data, o município recebe turistas de diversosestados e até de outros países.
“É berço de grandes notáveis na política estadual e nacional; de personalidades de destaque na Educação, no Poder Judiciário e no meio jurídico, na Medicina, na Engenharia, nas Letras e Literatura, nas Artes Cênicas e Plásticas, na Música, e em outras áreas de atuação”, lembrou o parlamentar.
Emancipação – No dia 24 de novembro Santa Luzia completará mais um aniversário de emancipação política. São 152 anos de muitas histórias. No período de 20 a 24 de novembro, deverão ser desenvolvidas várias atividades na cidade em comemoração pela data.
Santa Luzia é uma das cidades mais tradicionais do Estado. É um município polo, principal cidade da Região do Vale do Sabugi, composto por cinco cidades integrantes da Região Metropolitana de Patos, que somada a população somam 41 mil habitantes, conforme o último Censo de 2022, do IBGE.