DESPEDIDA: Jogador D’Alessandro se despede do Internacional após 12 anos vestindo a camisa do clube com vitória contra o Palmeiras
Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 862
A partida era válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Internacional venceu por 2 x 0, em partida jogada no Beira-Rio, em Porto Alegre. Mas o que mais marcou foi a despedida do Andrés D’Alessandro (39), do clube Internacional, após 12 anos vestindo a camisa do clube gaúcho.
A partida desde sábado marcou a despedida de D’Alessandro do Internacional depois de 12 anos. O jogador argentino, um dos maiores ídolos da história do clube, vestiu pela última vez a camisa colorada. Com a vitória praticamente garantida, ele entrou aos 41 minutos ( jogo foi até aos 50) e fechou sua trajetória com 517 jogos, 95 gols, 113 assistências e 13 títulos, o principal deles a Copa Libertadores de 2010. Assim que o jogou acabou, D’Alessandro chorou muito no gramado, foi carregado pelos companheiros e recebeu homenagens do clube.
O primeiro gol da partida foi marcado por Edenílson. A bola balançou as redes no décimo minuto de partida, coincidindo com um foguetório preparado pela torcida do Inter do lado de fora para homenagear o seu camisa 10. O segundo foi feito por Yuri Alberto, aos 37 do segundo tempo.
A partida marcou o duelo dos técnicos Abel Braga, do clube gaúcho, e Abel Ferreira, o português palmeirense. A derrota encerrou uma sequência de sete jogos de invencibilidade da equipe alviverde, que também não perdia para o rival colorado desde 2015 (quatro vitórias e três empates desde então).
As duas equipes começaram a rodada empatadas com 41 pontos. O Palmeiras, que tem um jogo a menos, caiu para a sexta posição —e pode descer mais a depender dos resultados deste domingo (20)—, e o Internacional, agora com 44, sobe para o quarto lugar.
D’Alessandro começou a partida no banco de reservas e entrou aos 41 minutos da etapa final, já com a vitória do seu time praticamente garantida.
Ele deixa o Internacional após 12 anos, com 95 gols marcados e como um dos maiores jogadores argentinos a atuar no Brasil. Sua naturalização brasileira saiu em 2020.
Foram 517 duelos em duas passagens pelo clube (saiu entre 2015 e 2017, quando vestiu a camisa do River Plate, que o revelou, o que o coloca como o terceiro em numero de partidas pelo Inter em todos os tempos, atrás de Bibiano Pontes (523) e Valdomiro (803).
Também se despede de casa como o maior artilheiro do Beira-Rio após sua transformação em arena, com 26 gols. No total, marcou 71 vezes no estádio. Além disso, pode se gabar de ter ganhado 15 dos 38 clássicos contra o Grêmio que disputou e perdido 10. São 11 títulos em Porto Alegre, inclusive o da Copa Libertadores de 2010.
Após a partida, D´Alessandro chorou bastante, foi aplaudido e jogado para cima por seus colegas e homenageado pelo clube, que mostrou no telão um vídeo com lances do craque e depoimentos de companheiros e ex-companheiros sobre ele. Sua família, que acompanhou a partida dos camarotes, também chorando foi ao gramado para abraçá-lo.
Com futuro incerto e contrato encerrado, o camisa 10 ainda deve ter uma partida de despedida com presença da torcida, assim que as restrições sanitárias de proteção ao coronavírus permitirem, segundo o futuro presidente do clube, Alessandro Barcellos.
Fonte: Paraíba Notícia com informações da Folha de São Paulo