Deputado Janduhy pede aumento de policiais e ajuste do duodécimo do Judiciário e MP
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 822
O deputado Janduy Carneiro (Podemos) participou de audiência pública realizada nesta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa, quando questionou o secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Waldson Souza, sobre contingente de policial na Paraíba. A audiência pública foi para discutir sobre Lei Orçamentária Anual 2018, em tramitalção no Poder Legislativo.
“Estamos vendo uma inversão de valores. Enquanto a bandidagem aumenta, a violência cresce e o número de policiais nas ruas da Paraíba diminui. A população paraibana tem vivido momentos de índices alarmantes de violência. Com esse efetivo da Polícia Militar não tem condições de reduzir a criminalidade. O governo abriu concurso, tem mais de 800 para sem chamados aptos para irem pra rua, mas até agora nada saiu do papel”, criticou o deputado durante a audiência.
O deputado questionou ao secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado, Waldon Sousa, sobre a redução do duodécimo do judiciário e Ministério Público.
“O senhor secretário apresentou planilhas aqui que não condiz com a realidade. A Defensoria Pública, que erradamente do governo trata como secretaria, teve o orçamento reduzido, assim como os duodécimos do Judiciário e MP. Isso é extremamente preocupante, uma vez que, comarcas podem ser extintas na Paraíba e o cerne da questão é justamente as dificuldades financeiras que o Poder Judiciário está atravessando”, enfatizou.
O parlamentar afirmou que as instituições vão entrar com ações contra o Poder Executivo para buscar aumentar o percentual do repasse do duo décimo. Segundo ele, o Ministério Público deverá receber a menos R$ 5 milhões e o Poder Judiciário será de R$ 6,5 milhões.