Deputado Chió abraça luta pela vacinação dos trabalhadores do SUAS
Em 4 anos atrás 376
Atendendo apelo do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (COEGEMAS- PB), e demais entidades representativas dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o deputado estadual Chió (Rede/PB) abraçou a luta pela vacinação dos assistentes, educadores e coordenadores sociais paraibanos, contra a Covid-19.
O deputado aprovou na Assembleia, o Requerimento Nº 15.717/2021, que solicita ao governador João Azevêdo (Cidadania) e ao secretário de Estado da Saúde, Dr. Geraldo Medeiros, o acesso prioritário à imunização dos trabalhadores do SUAS na Paraíba.
De acordo com Chió (Rede), a pandemia tem submetido os paraibanos a dificuldades econômicas, sendo necessário levar ações socioassistenciais de governo, para socorrê-los.
“Nesse cenário, a política de Assistência Social tem sido fundamental para minimizar os danos da crise aos mais vulneráveis, uma vez que os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS estão na linha de frente, atuando diretamente com a população nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, Serviços de Convivência e Fortalecimento e de Vínculos, Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, unidade de acolhimento, entre tantos outros”, defendeu Chió.
Ainda de acordo com o parlamentar, esses trabalhadores atuam também nos mais diversos serviços de saúde, a exemplo de Unidades Básicas de Saúde, emissão de parecer social, atendimento domiciliar, ambulatórios, Urgência e Emergência, Unidades de Pronto Atendimento – UPAS, e hospitais de pequeno, médio e grande porte. “Cabe ressaltar o papel essencial desses trabalhadores nos cadastros para viabilizar o acesso aos programas sociais, como a distribuição de cestas básicas, Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, entre tantos outros. É por isso que estamos reivindicando o acolhimento integral do nosso pleito, fazendo justiça a uma categoria, que está firme na linha de frente”, destacou o deputado.
O Requerimento de Chió foi votado e aprovado por unanimidade, no dia 26 de Maio de 2021, durante a 19º Sessão Ordinária, e pode ser acessado através do endereço eletrônico:
http://sapl.al.pb.leg.br/sapl/consultas/materia/materia_mostrar_proc?cod_materia=83149
Redação com Assessoria