Deputado Buba acompanha expedição científica na Reserva Ecológica Olho D’água das Onças em Picuí
Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 648
O deputado estadual Buba Germano (PSB) esteve em Picuí (PB), no domingo (18), na companhia do presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB), Roberto Germano, e ainda de Rubens Freire, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, recebendo um grupo de pesquisadores de várias universidades nacionais e internacionais que integram o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX).
Financiado pela (FAPESQ-PB), o projeto tem como objetivo promover uma expedição científica na Reserva Ecológica Olho D’água das Onças, onde na oportunidade os pesquisadores estarão durante os próximos 15 dias realizado a coleta de répteis presentes na fauna do Bioma Caatinga para estudos específicos, como adaptação às mudanças climáticas.
Também participaram do encontro o diretor do Instituto Federal do Estado da Paraíba (IFPB) – Campus Picuí, Luciano Pacelli e a coordenadora do curso de Agroecologia da instituição, dra. Jeane Martins, que aproveitaram a oportunidade para discutir e apresentar um projeto de educação ambiental que será desenvolvido na região, o qual está sendo financiado por meio de recursos provenientes de uma emenda parlamentar impositiva destinada pelo deputado no valor de R$ 300 mil.
Numa reunião, durante o dia do encontro, Buba destacou a força que a ciência e os projetos de desenvolvimento sustentáveis estão ganhando nas regiões do Seridó e Curimataú paraibano e garantindo que, por meio dos recursos destinados pelo seu gabinete, estará garantindo mais desenvolvimento para as regiões do Curimataú e Seridó paraibano, além de contribuir de forma significativa com a geração de oportunidades para diversos estudantes da rede estadual de ensino.
O gerente regional da Quarta Gerência Regional de Educação do Estado da Paraíba (4ª GRE-PB), Maricléferson Gomes; a mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e membra da Reserva, dra. Maria Queiroz, além de alguns membros da Associação Trilhas na Caatinga de Picuí, os quais estarão acompanhando a expedição, também prestigiaram o encontro.
PRONEX
O Programa de Apoio a Núcleos de Excelência tem como objetivo apoiar a execução de projetos de grupos consolidados de pesquisas científica, tecnológica e de desenvolvimento, visando dar suporte financeiro à continuidade dos trabalhos dos grupos de pesquisas com excelência reconhecida no Estado da Paraíba. O PRONEX é um instrumento de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico. É classificado como Núcleo de Excelência um grupo de pesquisadores com reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação, capaz de funcionar como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em projetos de relevância para o desenvolvimento do país.
O grupo de pesquisadores à frente da expedição é composto por: Daniel Oliveira Mesquita – graduado em Biologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre em Ecologia e doutor em Ecologia Animal pela Universidade de Brasília (UNB) e professor do curso de graduação em Biologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Guarino Rinaldi Colli – graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Ecologia pela UNB e doutor em Organismic Biology pela University of California, Los Angeles; Frederico Gustavo Rodrigues França – graduado em Biologia, mestre e doutor em Ecologia pela UNB e professor do curso de graduação em Ecologia da UFPB – Campus IV, professor e coordenador do programa de pós-graduação em Ecologia da UFPB; Victor Hugo G. L. Cavalcante – graduado em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede Prodema Tropen/UFPI/DAAD, doutor em Ecologia pela UNB e professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI); Cecília Rodrigues Vieira – graduada em Biologia, mestre em Ecologia pela UNB e doutora em Biology – Insect Ecology na Utah University – Logan, UT; Paulo Eduardo Silva Bezerra -bacharel em Ciências Biológicas pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), mestre em Biodiversidade e Conservação pela UFPE e doutorando em Ecologia Animal pela UFRN; Tayná Barbosa Ferrari – graduada em Ciências Biológicas, mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) e doutoranda em Ecologia pela UNB e, Gabriel David Moura Figueiredo – graduando em Ciências Biológicas pela UFPB.
Fonte: Paraíba Notícia e Assessoria de Comunicação