Deputado Buba acompanha expedição científica na Reserva Ecológica Olho D'água das Onças em Picuí

Deputado Buba acompanha expedição científica na Reserva Ecológica Olho D’água das Onças em Picuí

Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 648

O deputado estadual Buba Germano (PSB) esteve em Picuí (PB), no domingo (18),  na companhia do presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB), Roberto Germano,  e ainda de Rubens Freire, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, recebendo um grupo de pesquisadores de várias universidades nacionais e internacionais que integram o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX).

Financiado pela (FAPESQ-PB), o projeto tem como objetivo promover uma expedição científica na Reserva Ecológica Olho D’água das Onças, onde na oportunidade os pesquisadores estarão durante os próximos 15 dias realizado a coleta de répteis presentes na fauna do Bioma Caatinga para estudos específicos, como adaptação às mudanças climáticas.

Também participaram do encontro o diretor do Instituto Federal do Estado da Paraíba (IFPB) – Campus Picuí, Luciano Pacelli e a coordenadora do curso de Agroecologia da instituição, dra. Jeane Martins, que aproveitaram a oportunidade para discutir e apresentar um projeto de educação ambiental que será desenvolvido na região, o qual está sendo financiado por meio de recursos provenientes de uma emenda parlamentar impositiva destinada pelo deputado no valor de R$ 300 mil.

Numa reunião, durante o dia do encontro, Buba destacou a força que a ciência e os projetos de desenvolvimento sustentáveis estão ganhando nas regiões do Seridó e Curimataú paraibano e garantindo que, por meio dos recursos destinados pelo seu gabinete, estará garantindo mais desenvolvimento para as regiões do Curimataú e Seridó paraibano, além de contribuir de forma significativa com a geração de oportunidades para diversos estudantes da rede estadual de ensino.

O gerente regional da Quarta Gerência Regional de Educação do Estado da Paraíba (4ª GRE-PB), Maricléferson Gomes; a mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e membra da Reserva, dra. Maria Queiroz, além de alguns membros da Associação Trilhas na Caatinga de Picuí, os quais estarão acompanhando a expedição, também prestigiaram o encontro.

PRONEX

O Programa de Apoio a Núcleos de Excelência tem como objetivo apoiar a execução de projetos de grupos consolidados de pesquisas científica, tecnológica e de desenvolvimento, visando dar suporte financeiro à continuidade dos trabalhos dos grupos de pesquisas com excelência reconhecida no Estado da Paraíba. O PRONEX é um instrumento de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico. É classificado como Núcleo de Excelência um grupo de pesquisadores com reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação, capaz de funcionar como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em projetos de relevância para o desenvolvimento do país.

O grupo de pesquisadores à frente da expedição é composto por: Daniel Oliveira Mesquita – graduado em Biologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre em Ecologia e doutor em Ecologia Animal pela Universidade de Brasília (UNB) e professor do curso de graduação em Biologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Guarino Rinaldi Colli – graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Ecologia pela UNB e doutor em Organismic Biology pela University of California, Los Angeles; Frederico Gustavo Rodrigues França – graduado em Biologia, mestre e doutor em Ecologia pela UNB e professor do curso de graduação em Ecologia da UFPB – Campus IV, professor e coordenador do programa de pós-graduação em Ecologia da UFPB; Victor Hugo G. L. Cavalcante – graduado em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede Prodema Tropen/UFPI/DAAD, doutor em Ecologia pela UNB e professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI); Cecília Rodrigues Vieira – graduada em Biologia, mestre em Ecologia pela UNB e doutora em Biology – Insect Ecology na Utah University – Logan, UT; Paulo Eduardo Silva Bezerra -bacharel em Ciências Biológicas pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), mestre em Biodiversidade e Conservação pela UFPE e doutorando em Ecologia Animal pela UFRN; Tayná Barbosa Ferrari – graduada em Ciências Biológicas, mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) e doutoranda em Ecologia pela UNB e, Gabriel David Moura Figueiredo – graduando em Ciências Biológicas pela UFPB.

Fonte: Paraíba Notícia e Assessoria de Comunicação