Depois de mais de 42.043 reclamações dos usuários, Agência Nacional de Saúde decide suspender comercialização de 32 planos de saúde

Depois de mais de 42.043 reclamações dos usuários, Agência Nacional de Saúde decide suspender comercialização de 32 planos de saúde

Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 469

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a suspensão temporária de 32 planos de saúde vinculados a oito operadoras, devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial registradas por usuários no sistema de monitoramento do órgão.

A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.

A proibição começa a valer a partir do dia 29.

De acordo com informações do órgão, ao todo, 436.526 beneficiários ficam protegidos com a medida, “já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento”.
Além das suspensões, a ANS também divulgou a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, sete planos de duas operadoras terão a venda liberada.
Resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento (4º trimestre) 

·        32 planos com comercialização suspensa  

·        Sete planos com a comercialização liberada  

·        436.526 beneficiários protegidos 

·        42.043 total de reclamações no período de 01/10/2022 a 31/12/2022. 

Consulte o resultado nas listas abaixo:  

Planos com comercialização suspensa  

Planos reativados  

Planos que já estavam suspensos por outros motivos e que também foram suspensos pelo monitoramento da garantia de atendimento  

Planos liberados pelo monitoramento da garantia de atendimento, mas que continuam suspensos por outros motivos  

Sobre o Monitoramento da Garantia de Atendimento  

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é o acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas contratadas, realizado com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários de planos de saúde. As reclamações consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.  

A partir dessas informações as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas. As operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador da operadora.  

As informações são processadas periodicamente, e os resultados são divulgados trimestralmente.  

Sobre a suspensão da comercialização de planos  

A partir do resultado do monitoramento, as operadoras reiteradamente com pior resultado são avaliadas e para aquelas que apresentam risco à assistência à saúde são identificados os planos que terão o ingresso de novos beneficiários vedado temporariamente.  

A cada trimestre a listagem de planos é reavaliada, e as operadoras que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde são liberadas, pelo monitoramento, para oferecer os planos para novas comercializações.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Divulgação