Denunciado como líder de Organização Criminosa, ex-governador Ricardo Coutinho tem bens avaliados em R$ 6.597 milhões bloqueados pela Justiça da Paraíba

Denunciado como líder de Organização Criminosa, ex-governador Ricardo Coutinho tem bens avaliados em R$ 6.597 milhões bloqueados pela Justiça da Paraíba

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 1071

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) e mais oito pessoas denunciadas pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba, tiveram bens bloqueados por decisão da Justiça. Eles são acusados de integrarem uma suposta organização criminosa que teria atuado no Estado durante os mandatos de Coutinho.

Além do ex-governador, foram alvos da decisão Waldson de Souza, Ney Suassuna, Fabrício Suassuna, Aracilba Rocha, Edmon Gomes da Silva Filho, Saulo de Avelar Esteves, Gilberto Carneiro da Gama e Sidney da Silva Schmid. A decisão foi proferida pelo juiz José Guedes Cavalcanti Neto.

Veja os valores que deverão ser bloqueados:

Reprodução

A acusação diz respeito à chegada da Cruz Vermelha à Paraíba para administrar o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em 2011. O caso foi delatado pelo mandatário da entidade, Daniel Gomes da Silva. Ele informou ter pago propinas regularmente para os suspeitos de envolvimento no esquema.

“No caso concreto, o grupo atuava de forma organizada e em colaboração. Passaram vários anos na gestão do governo do Estado da Paraíba, havendo fortes indícios de que os contratos indicados nos autos foram realizados de forma fraudulenta, beneficiando os indigitados em aporte financeiro milionário, consoante demonstrado na cautelar”, diz a denúncia.