COVID-19: Prefeito Luciano Cartaxo determina o fechamento da orla marítima e os Parques Solon de Lucena, Parahyba e Bica, para evitar a propagação do coronavírus em João Pessoa

COVID-19: Prefeito Luciano Cartaxo determina o fechamento da orla marítima e os Parques Solon de Lucena, Parahyba e Bica, para evitar a propagação do coronavírus em João Pessoa

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 930

O prefeito Luciano Cartaxo (PV), anunciou, na manhã desta segunda-feira (04), durante entrevista coletiva,  a edição de um novo decreto determinando o fechamento total de toda orla marítima de João Pessoa, incluindo os calçadões, para impedir a circulação de pessoas.  A Lagoa do Parque Solon de Lucena, o Parque Parahyba e a Bica também serão fechados, para impedir a circulação de pessoas.

O prefeito justificou que as medidas têm o objetivo de diminuir a circulação de pessoas nos espaços públicos , aumentar o isolamento social e evitar aglomerações para estancar a propagação do coronavírus em João Pessoa, que tem aumentado e muito nos últimos dias.

O prefeito Luciano apresentou dados que justificam a adoção das medidas anunciadas, em função do crescimento dos casos de pacientes infectados e de óbitos pelo Covid-19 na Capital, como  também em toda região Metropolitana, aí incluindo os municípios de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Alhandra, Caaporã e Conde.

Cartaxo revelou que esses municípios não têm rede de saúde própria com leitos de UTIs para acolhimento de pacientes infectados pelo coronavírus, e todos eles estão sendo atendidos pela rede pública da Capital, num percentual que chega a 60% de pacientes vindos de outras cidades.

Situação grave: Luciano Cartaxo relatou que em função dessa falta de estrutura, especialmente, de UTIs para atendimento do Covid-19, nos municípios da região Metropolitana, nesse final de semana 92% dos leitos de UTIs disponibilizados pela secretaria de saúde de João Pessoa foram ocupados por pacientes infectados pelo coronavirus, muito próximo dos 100%, ou seja, perto do caos.

O prefeito de João Pessoa informou ainda que toda a estrutura pública municipal será utilizada para garantir o cumprimento dos decretados até aqui editados estabelecendo o isolamento social na Capital, e que irá colocar a Guarda Municipal e também buscar o apoio da Polícia Militar para campanhas de conscientização,  e também para impedir as aglomerações nos bairros de João Pessoa. “Quem estiver dificultando as normas de cumprimento do isolamento social estará dificultando, consequentemente,  o retorno à normalidade das atividades  na Capital.

Luciano revelou que o isolamento social em João Pessoa tem sido em média de apenas 50%, quando o recomendável pela OMS é de no mínimo 70%,  e isto tem sido uma das razões para o crescimento de casos de pessoas infectadas e de óbitos na cidade. “Temos que contar com a colaboração do pessoense, e a nossa orientação é “Fique em Casa, cumpra o isolamento social e evite as aglomerações, pois só assim, conseguiremos atravessar esse momento que é muito grave e que precisa da compreensão de todos”.