Convocação geral: APLP-PB realiza eleição para renovação de sua diretoria nesta quarta-feira

Convocação geral: APLP-PB realiza eleição para renovação de sua diretoria nesta quarta-feira

Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 972

Associacão dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba realiza, nesta quarta-feira (13), a eleição para renovação de sua nova diretoria, para o quadriênio 2023/2024. O pleito terá apenas uma chapa, encabeçada pelo atual presidente da entidade, o professor Bartolomeu Mendes, que nesse caso concorre à reeleição. A oposição não apresentou candidato.

Estão  aptos a votar 5.700 associados. A eleição será realizada das 8 às 17 horas, nas regionais de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Sousa, Patos, Princesa Isabel e Guarabira.

O presidente Bartolomeu Mendes informou que além dos locais fixos de votação, que funcionarão nas sedes das regionais , também haverá postos volantes, ou seja, representantes da APL-PB, devidamente credenciados, percorrerão unidades escolares para captação de votos dos associados.

Composição da chapa “Avançar para valorizar, PCCR JÁ!”:
Presidente: Bartolomeu Pontes
Primeiro Vice-presidente: Odenilson Medeiros
Segunda- Vice presidente: Telma Medeiros
Primeiro secretário: Fernando Lira
Segundo secretário: João Ferreira
Primeiro tesoureiro: Flaviano Carlos
Segunda tesoureira: Zenóbia Diniz
Conselho Fiscal: Francisco Fernandes, Jonatas Martins e Zeca Nóbrega.

CARTA PROGRAMA DA CHAPA 1 – Avançar para valorizar. PCCR JÁ!

Apresentamos, aos nossos estimados professores e professoras da Rede estadual de ensino, as nossas propostas para o mandato 2023/2027 à frente da APLP:

Ressaltamos que nos últimos 3 anos de gestão, a nossa maior bandeira de luta foi a valorização da Carreira profissional do Magistério público estadual, e para tanto exigimos do governo do estado a imediata aprovação de um novo PCCR para os profissionais do Magistério que realmente valorize as progressões da Carreira docente, com uma justa correção na tabela de vencimentos, conferindo, assim, dignidade salarial aos professoras e professores da Rede estadual de ensino.

Neste próximo mandato pretendemos intensificar a exigência pela aprovação do novo PCCR do Magistério, cujo projeto de Lei já está revisado, restando tão somente os ajustes necessários na tabela de vencimentos, de modo a contemplar a valorização da Carreira.

Temos ainda a continuidade dos pagamentos dos precatórios decorrentes das Ações judicias impetradas pela APLP, que contempla não só os pagamentos já em curso das Ações do governo Maranhão I e do CEPES, como também das diferenças atualizadas dos precatórios já pagos sem a devida correção monetária.

A APLP foi pioneira na Ação judicial para incorporação da bolsa desempenho a todos os aposentados e pensionistas, cuja Ação foi movida em 2015 e ainda tramita na 5ª Vara de Fazenda Pública de João Pessoa, onde pleiteamos judicialmente a incorporação da bolsa desempenho e o pagamento retroativo para todos os nossos sócios e sócias de forma indistinta e sem o pagamento de honorários advocatícios.

Estamos aguardando o deslinde da Ação judicial que irá beneficiar os professores e professoras (ativos e aposentados) com o rateio das verbas do FUNDEF/FUNDEB;

Exigência de concurso público anual para o Magistério está entre as nossas principais reivindicações em prol da Categoria;

Equiparação salarial e remuneratória entre professores do quadro efetivo e prestadores de serviços que desempenham as mesmas funções docentes e atividades nas Escolas;

Gestão democrática nas escolas, com efetiva participação dos professores e professoras na escolha de seus gestores;
Oferta de convênios com operadoras de plano de saúde e farmácias, visando baratear o acesso à assistência médica e medicamentos para os nossos associados e associadas;

Criação de uma diretoria exclusiva para atendimento as demanda dos nossos associados e associadas aposentados, aposentadas e pensionistas, buscando garantir assistência jurídica e administrativa em suas principais demandas relacionadas ao Magistério.

Pagamento dos retroativos da GED e descongelamento dos quinquênios.

VAMOS SEGUIR EM FRENTE NA BUSCA PELA VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA, COM DIGNIDADE SALARIAL E UM PLANO DE CARGOS QUE EFETIVAMENTE INCENTIVE A PROFISSÃO DOCENTE. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! Avançar para valorizar. PCCR JÁ!

Foto: Divulgaçãoi