Consuni rejeita denúncia de fraude e homologa resultado de eleição para escolha do futuro reitor da UFPB

Consuni rejeita denúncia de fraude e homologa resultado de eleição para escolha do futuro reitor da UFPB

Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 472

Reunido na manhã desta quarta-feira (09), o Consuni – Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB-  homologou o resultado da eleição realizada no dia 26 de agosto último,para reitor da instituição.

O Consuni rejeitou, por 37 favoráveis, 03 contrários e 02 abstenções, as denúncias de fraudes no processo de votação. O  relator da consulta, Zaqueu Ernesto, entendeu que  todas as denúncias foram extemporâneas e sem potencial para influenciar no resultado da eleição. Com isso, a lista dos mais votados será submetida à apreciação dos órgãos deliberativos da universidade nesta quinta-feira (10),  para a elaboração da lista tríplice que será encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro, que tem a prerrogativa de escolher e nomear, entre os nomes da lista, o futuro reitor da UFPB.

Os representantes do Conselho Universitário (Consuni), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Curador darão a palavra final sobre a lista. A expectativa da chapa mais votada, formada por Terezinha Domiciano (reitora) e Mônica Nóbrega (vice), é que a ordem dos mais votados na consulta à comunidade universitária seja mantida. Apesar disso, o grupo tem autonomia para alterar a ordem ou mesmo incluir nomes que não constavam na consulta. A votação será feita por escrutínio secreto.

“Se for mantida a tradição, e esperamos que isso aconteça, a ordem dos mais votados será mantida, respeitando a vontade da comunidade universitária”, disse Terezinha Domiciano. O processo para a composição da lista tríplice, neste ano, se transformou em uma verdadeira guerra nas últimas semanas. Desde o fechamento das urnas, várias denúncias foram apresentadas de supostas fraudes na consulta, mas elas foram rejeitadas pelo Consuni.

A votação

A candidata mais votada na consulta eleitoral foi Terezinha Domiciano, da Chapa 2, que obteve a soma ponderada e normalizada de 964,518. A Chapa 1, encabeçada por Isac Medeiros, obteve soma ponderada e normalizada de 920,013. Já a Chapa 3, liderada por Valdiney Gouveia, teve soma ponderada e normalizada de 106,496.

De acordo com o boletim de apuração, participaram da consulta online 2.341 docentes, 2.466 técnico-administrativos e 9.796 estudantes. O percentual de votação final de cada candidatura foi obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de 15% para discentes, 15% para técnico-administrativos e 70% para docentes.

Fonte: Paraíba Notícia e Jornal da Paraíba