Consumidores endividados: Procon-JP inicia Programa Renegocia, nesta segunda-feira
Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 521
O Procon de João Pessoa inicia, nesta segunda-feira (7), uma campanha de renegociação dos débitos dos consumidores da Capital dentro do Programa Renegocia!, mutirão nacional da Senacon para a renegociação de dívidas. O atendimento ocorrerá de forma presencial na sede do serviço, que fica na Avenida Pedro I, n° 473, e também virtual através do WhatsApp 98665-0179. O atendimento seguirá até a próxima sexta-feira (11), das 8h às 17h.
Para participar do Programa é preciso ter em mãos documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência, além da documentação que comprove a negativação junto às instituições financeiras, como contratos de dívidas. Caso não tenha, pode apresentar algum documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento, entre outros.
De acordo com o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Rougger Guerra, o mutirão abrange dívidas de toda natureza, desde que a empresa tenha se habilitado no Programa Renegocia!. “O principal objetivo é dá um suporte mais abrangente para os consumidores em diferentes áreas de endividamento, para que eles possam respirar mais aliviados com uma negociação que não comprometa de forma agressiva o seu orçamento doméstico”, reforçou.
Prevenção – O Renegocia! é um mutirão de negociação de dívidas organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, de forma mais acessível.
Como um dos focos principais do mutirão é a prevenção ao superendividamento, naturalmente, ele tem destinação maior para aqueles consumidores que estão em situação de endividamento excessivo. “É importante salientar que a Senacon tem como uma de suas principais políticas a promoção da educação financeira e a conscientização sobre o consumo de crédito responsável”, ressalta Rougger Guerra.
Ele acrescenta que é função e objetivo de todo procon no País que os consumidores sejam incentivados a refletirem sobre suas finanças pessoais e adotarem práticas que evitem o superendividamento, tais como o planejamento financeiro e o consumo consciente.
Atendimentos do Procon-JP
Sede: Avenida Pedro I, nº 473, Tambiá;
Recepção: 3213-4702;
Instagram: @procon_jp;
Procon-JP na sua mão: (83) 9 8665-0179;
WhatsApp Transporte público: (83) 9 8873-9976