CONFINAMENTO: PCdoB apela ao governador João e ao prefeito Cartaxo para decretação do sistema Lockdown em João Pessoa

CONFINAMENTO: PCdoB apela ao governador João e ao prefeito Cartaxo para decretação do sistema Lockdown em João Pessoa

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 847

O Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em João Pessoa torna público apelo ao governador João Azevêdo (Cidadania) e ao prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PV),  para que decretem, “o mais rápido possível”, o sistema de Lockdown (bloqueio total) na capital paraibana, como forma de parar o crescimento no número de infectados pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19, garantindo a mínima disponibilidade de leitos de UTI.

Lockdown,

Em português bloqueio total ou confinamento, é um protocolo de isolamento que geralmente impede que pessoas, informações ou carga deixem uma área. O protocolo geralmente só pode ser iniciado por alguém em uma posição de autoridade. Os lockdowns também podem ser usados para proteger as pessoas dentro de um edifício ou, por exemplo, um sistema de computação de uma ameaça ou outro evento externo. Nos edifícios, um lockdown de treinamento geralmente significa que as portas que conduzem para fora estão trancadas, de modo que ninguém possa entrar ou sair. Um lockdown total geralmente significa que as pessoas devem permanecer onde estão e não podem entrar ou sair de um prédio ou de salas dentro do referido prédio. Se as pessoas estiverem em um corredor, elas devem ir para a sala segura e fechada mais próxima.

O posicionamento do PCdoB de João Pessoa foi definido em uma reunião por videoconferência realizada na noite dessa sexta-feira (22), entre a direção do partido e os pré-candidatos da legenda nas eleições municipais deste ano.

A reunião virtual debateu vários assuntos de interesse da sociedade pessoense, mas o tema principal foi o aumento diário dos casos de contaminação pela covid-19, causando mortes e a eminente falta de leitos de UTI nos hospitais públicos e privados da cidade.

“Diante desse cenário, estamos pedindo publicamente às autoridades públicas municipal e estadual para que decretem o mais rápido possível o sistema de lockdown na cidade de João Pessoa, para que possamos garantir à população a mínima assistência de leitos de UTI”, destaca o presidente do PCdoB de João Pessoa, Jonildo Cavalcanti, que acrescenta: “Após a diminuição dos casos e a estabilidade do sistema de saúde, poderemos retomar de forma gradativa os serviços e a reabertura da economia, para que possamos preservar o bem maior, que é a vida”.

Outros pedidos

Na quinta-feira (21), o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste, em nota técnica, já apresentava a recomendação para que a Região Metropolitana de João Pessoa e a cidade de Campina Grande entrassem em isolamento mais restritivo, o chamado lockdown. Já nessa mesma sexta-feira, uma carta aberta com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Paraíba (MP/PB) reforçou a importância do isolamento social mais rigoroso em Campina Grande.

Com 6.882 casos confirmados de covid-19, o estado da Paraíba chegou, nessa sexta-feira, ao número de 81% de ocupação dos leitos de UTI para o tratamento da doença. Índice que preocupa principalmente na Região Metropolitana de João Pessoa, em Campina Grande no Sertão do estado. No período entre a quinta-feira e a sexta-feira, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 644 novos casos foram confirmados, concretizando um novo recorde de confirmações; e mais três mortes foram registradas, chegando a um total de 248 falecimentos no estado.

“Em nome de todos do partido e dos pré-candidatos, nos solidarizamos com todas as famílias pessoenses e paraibanas que perderam seus entes queridos para essa doença. E clamamos para que todos possam ser solidários uns com os outros e que, em breve, possamos sair dessa situação”, ressalta Jonildo Cavalcanti.

Fonte: Assessoria de Imprensa do PCdoB – João Pessoa