Jeová comemora a chegada das águas da transposição do São Francisco com grande presença de público e banho coletivo

Jeová comemora a chegada das águas da transposição do São Francisco com grande presença de público e banho coletivo

Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 419

A chegada das águas do Rio São Francisco ao sertão paraibano foi celebrada com grande presença de público na manhã desta sexta-feira (29). O deputado estadual Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar da Água, realizou uma visita técnica comemorativa às margens do canal do Distrito de Boa Vista, no município de São José de Piranhas. O evento foi prestigiado por parlamentares e ex parlamentares, prefeitos, lideranças politicas e religiosas, bem como cidadãos locais que lutaram juntos desde a década de 1990 para a concretização do sonho sertanejo que foi a transposição das águas do São Francisco. Ao final ainda teve banho coletivo simbolizando o encerramento de um ciclo.

O parlamentar agradeceu a muitos presentes ou não, mas que foram até o fim na busca de uma grande idealização. Ele aclamou primeiro ex parlamentar e grande liderança política, Marcondes Gadelha, presente na ocasião, mas citou também o padre Djaci Brasileiro com entusiasmo, e outros nomes.  “Querido amado Marcondes Gadelha, o pai de Vossa Excelência, porque o senhor para mim será sempre Vossa excelência, era amigo pessoal do meu avô e os destinos se cruzam. Um das melhores amizades que eu pude fazer no parlamento, destacadamente, foi seu irmão Renato Gadelha. Ele nunca colocou uma vírgula de diferença ideológica conosco, principalmente quando tratava do debate das águas”, agradeceu, inicialmente, Jeová, que continuou a citar personalidades importantes desse processo que teve início anos atrás.

Jeová recordou a coragem de alguns na defesa do projeto da transposição, que é uma ideia ainda do Brasil Imperial, mas sempre abandonada. “Quero nesse momento de emoção particular, agradecer a presença de Chico Cardoso, em pé ali. É marcante sua presença porque ele dizia que tomaria banho nu nas águas como provação politica. Ali embaixo, meu amado Chiquinho do PT, companheiro lá de 1993”, citou Jeová, feliz com a receptiva das pessoas. “Lembro demais, no auditório da UFPB, ali, ao lado de Toinho Nóbrega, Vladimir Palmeira, e sob sua liderança, Marcondes, já defendendo a transposição. Fortes correntes contra esse projeto. Estados poderosos contra”, destacou ele e aplaudido fortemente pelo público.

O presidente da Frente Parlamentar da Água  ressaltou que o local, uma das regiões mais castigadas pela seca, agora é banhada pelas Águas do Rio São Francisco. “Não vou dizer que me sinto realizado porque a água está apenas chegando. É preciso agora saber o que fazer com as águas; como vai melhorar a vida das pessoas; como a agricultura familiar será projetada para um patamar diferenciado em relação ao atual momento. Como no curso do Alto Piranhas nós temos uma pequena Petrolina nossa. Então, temos muita coisa pela frente, mas a etapa principal essa foi concluída: a chegada das águas”, disse.

A obra de Transposição do Rio São Francisco iniciada em 2007, soma 477 quilômetros de extensão. “A Paraíba celebra, o Nordeste celebra e aqui eu recebo com muita alegria todos que chegam para visitar, contemplar, comemorar a chegada das águas em São José de Piranhas. É por aqui que entra a água para a Paraíba: barragem Morros, barragem Boa Vista e em seguida, pelo túnel, barragem de Caiçara. O maior túnel da América Latina e a maior barragem foram construídas aqui”, destacou o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes.

No canal do eixo norte da Transposição, as águas fluem no reservatório de Boa Vista e percorrem oito quilômetros entre a barragem de Caiçara, em São José de Piranhas e a barragem de Engenheiro Ávidos, do município de Cajazeiras. “Nós estamos celebrando está grande vitória, essa conquista, fruto de muita luta. Nós sempre acreditamos neste sonho, acreditamos que esse sonha tornar-se realidade. Aqui estão as águas do Velho Chico banhando o nosso Sertão, trazendo alegria para o sertanejo, trazendo felicidade para o homem do campo, trazendo vida porque a água é sinônimo de vida”, disse o deputado federal Frei Anastácio.

Fonte: Paraíba Notícia e Decom AL/PB