Com 2 gols do paraibano Tiquinho, Botafogo goleia o Coritiba, reafima liderança e ‘conquista’ primeiro turno do Brasileirão
Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 519
Botafogo fez mais uma partida contundente e vence o Coritiba por 4 a 1, no estádio Nilton Santos, neste domingo (, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Alvinegro chegou a 43 pontos na liderança e conquistou a marca simbólica de “campeão do primeiro turno”, já que não pode ser mais alcançado pelos adversários até o fim da primeira metade da competição. A partida teve grandes atuações de Gustavo Sauer e Tiquinho que anotaram, cada qual, dois gols. Bruno Gomes fez o bonito gol de honra do Coxa.
A partida
Logo aos 2 minutos, o Botafogo abriu o placar depois de boa jogada de Victor Sá pelo lado esquerdo, que terminou com chute forte de Sauer na entrada da área. O prenúncio era de lavada alvinegra, mas o Coritiba também passou a ser agressivo quando recuperava a posse, com velocidade nas transições.
Aos 8, em uma dessas jogadas rápidas, Bruno Gomes surpreendeu Perri com um belo chute de cobertura para empatar. O Coritiba chegou a virar o jogo em mais um contra-ataque, com Robson, mas o VAR apontou falta no início do lance. Na sequência, foi a vez de Sauer cobrar escanteio para Tiquinho dar a liderança do jogo ao Botafogo. No fim, mais uma vez, Sauer recebeu lançamento de Victor Sá para fazer 3 a 1, em chute na área..
O baque do gol anulado e da pressão do Botafogo no fim do primeiro tempo levaram um Coritiba mais abatido para a segunda etapa. A equipe paranaense teve dificuldade em conter a pressão alvinegra e aos 4 minutos sofreu o quarto gol na partida. Mais uma vez, Tiquinho Soares completou lançamento com bela cabeçada.
Apesar do resultado, o técnico Thiago Kosloski não recuou completamente e manteve seu time atacando. Garcez e Moreno tiveram ótimas oportunidades em bolas aéreas, mas pecaram na finalização. O Botafogo se salvou das ofensivas em sua área e conseguiu administrar a vitória com tranquilidade.
Chance aproveitada
O meia Gustavo Sauer foi a principal aposta do técnico Bruno Lage para o jogo deste domingo. O jogador não vinha recebendo muitas oportunidades, mas recebeu uma oportunidade de titular, deixando de fora Junior Santos e Segovinha. O jogador fez valer a oportunidade recebida logo aos 2 minutos com um bonito gol. Ele ainda deu uma assistência para Tiquinho, e completou sua exibição com outro gol. No fim da partida, foi substituído e deixou o campo muito aplaudido pela torcida.
Com a vitória deste domingo, o Botafogo vai para 43 pontos, disparado na ponta e com 100% de aproveitamento no tapetinho do Colosso do Subúrbio: nove encontros, nove triunfos. Segue! Já o Coxa segue sua luta contra o rebaixamento: está em 18º lugar, com 14 pontos.
BOTAFOGO 4×1 CORITIBA
Campeonato Brasileiro – 17ª rodada
Data e horário: 30/7/2023, 16h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
BOTAFOGO: Perri; Di Plácido, Sampaio, Cuesta, Marçal; Freitas, Tchê Tchê (Barbosa, 37’/2ºT) e Eduardo (Fernandes, 37’/2ºT); Sauer (Segovinha, 20’/2ºT), Tiquinho (Janderson, 23’/2ºT) e Sá (Júnior Santos, 23’/2ºT). Técnico: Bruno Lage
CORITIBA: Gabriel; Natanael (Batista, Intervalo), Kuscevic, Henrique e Jamerson; Andrey, Gomes (Barbosa, 22’/2ºT), Bianqui (Fransérgio, 10’/2ºT), Moreno e Robson (Garcez, 10/2ºT); Oliveira (Edu, 22’/2ºT). Técnico: Thiago Kosloski.
Gols: Sauer, 2’/1ºT (1-0); Gomes, 8’/1ºT (1-1); Tiquinho, 36’/1ºT (2-1); Sauer, 47’/1ºT (3-1). Tiquinho, 4’/2ºT (4-1)
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (SP – Fifa) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Wagner Reway (PB – Fifa)
Cartão Amarelo: Eduardo (BOT); Bianqui, Robson, Natanael (CTB)
Com informações dos portais Globo Esporte e Terra
Foto: Instagram/Botafogo