por Valter Nogueira - 5 anos atrás
The Voice Brasil revela talentos e promove integração nacional
Mais do que revelar talentos, o programa The Voice Brasil promove uma verdadeira integração nacional ao dar oportunidades a pessoas de todos os cantos e recantos do país. E olha que o Brasil tem dimensão continental. O programa da Rede Globo de Televisão possibilita, também, a mostra da rica, harmoniosa e expressiva combinação de sons produzida pelo povo brasileiro.
Do ponto de vista acadêmico, a música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. Mas, antes de tudo, a música é um canal que expressa os sentimentos da alma. Por vezes, leva o público às lágrimas, ao delírio.
A edição 2019 do The Voice Brasil, ao que tudo indica, tem, a partir de seus participantes, proporcionado ao ouvido do telespectador uma agradável combinação de ritmo, de harmonia e de melodia de todos os tempos.
Os novos talentos – até então pessoas desconhecidas – têm, no sentido amplo, dado um show quanto à organização temporal de sons e silêncios, mostrando a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros. E, o que é mais importante, tudo executado na mais perfeita harmonia e sintonia entre músico e banda, entre voz e instrumentos.
A edição deste reality show musical, que transcorre, trouxe ao palco cantores e cantoras detentores do mais alto nível musical, executando obras dos mais variados gêneros, do clássico ao popular, realidade que tem confundido, até mesmo, o talento e os ouvidos dos consagrados cantores chefes de equipes (Lulu Santos, Ivete Sangalo, Michel Teló e Iza),na hora de julgar. Afinal, é muito difícil escolher uma entre as belas cores do arco Iris.
A propósito, difícil é, também, definir a atual edição do programa. Seria melhor abraçá-lo, como quem quer dizer: este é o melhor. É que, segundo o escritor Mário Quintana, ‘o abraço diz o que a boca não consegue dizer’, até porque é muito difícil descrever emoções em palavras.