por Valter Nogueira - 3 anos atrás
Marca trágica; 500 mil mortes
Meio milhão de mortos por covid-19. A trágica marca foi superada no Brasil neste sábado (19). Pior que a marca é o fato de que a pandemia no país nunca esteve sob controle. Faltou coordenação nacional, o país está imerso em um caos sanitário e a maioria do povo brasileiro convivendo com a angústia ante o negacionismo científico e a desinformação.
No mundo, o Brasil é o segundo país com mais vítimas do novo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos, com 600 mil mortos. Detalhe: os Estados Unidos têm uma população 55% maior.
Na América, os americanos já respiram mais aliviados. Lá, a pandemia começou a retroceder após uma grande campanha de vacinação; aqui, os dados apontam que o país está no seu segundo maior patamar de casos e mortes diárias, superado apenas pela crise de março e abril.
Na última quarta, o número de novas mortes diárias no Brasil, pela média móvel de sete dias, voltou a superar as 2 mil, o que não ocorria desde 10 de maio.
Em meio à maior crise sanitária dos últimos cem anos, o problema é que não é apenas a contaminação pelo vírus que não recua. Paralelo a tal realidade, a desinformação no país também continua em alta, o que leva muita gente a marchar na contramão da ciência.