por Valter Nogueira - 5 anos atrás
Gol de Placa do Governador
‘Governo do Estado anuncia conclusão do Almeidão’. Que manchete daria, hein!
O assunto, no momento, não passa de especulação, mas – acredito – ser o desejo do público desportista paraibano. Mais do que isso, seria um ‘Gol de Placa’ a ser marcado pelo atual governador João Azevedo, caso decida concluir uma obra que – infelizmente – está inacabada há 44 anos. É inegável que reformas pontuais foram feitas no estádio, ao longo desse tempo, porém, nada consegue esconder – ou disfarçar – a sensação de abandono do estádio, fato denunciado pelas colunas que emergem das fundações mas que permanecem soltas a espera das arquibancadas que não nunca vieram repousar por sobre àquelas estruturas de concreto armado.
O esporte é, sem dúvidas, um segmento capaz de projetar de forma positiva qualquer cidade brasileira, isso nos cenários regional, nacional e internacional. E essa realidade atrai turistas, emprego e renda. As partidas decisivas de futebol, por exemplo, são transmitidas por grandes emissoras de televisão, por vezes, para vários países. Dessa forma, é recomendável a uma cidade de porte médio, no Brasil, país do futebol, contar com boas e conservadas praças de esporte.
No caso específico de João Pessoa, nunca é demais lembrar que a cidade, além de ser Capital de Estado, é candidata a metrópole, beirando 1 milhão de habitantes, sede de uma região metropolitana que, hoje, segundo dados do IBGE, conta com 1.268.360 habitantes.
A discussão em torno da conclusão do estádio Almeidão é recorrente; de tempos em tempos o assunto toma corpo. E, agora, no embalo da boa fase do Botafogo Futebol Clube, a questão ganha força. Afinal, recentemente, o estádio foi palco da final da Copa do Nordeste. Mais do que isso, poderá receber grandes jogos, caso o Belo conquiste, neste ano, o tão sonhado acesso à série B do campeonato brasileiro de futebol.
Aproveito a oportunidade, e o espaço nessa coluna eletrônica, para conclamar os desportistas paraibanos, em especial, os pessoenses, a deflagrar uma campanha em favor da conclusão do estádio O Almeidão.
A sorte está lançada. Quem viver, verá!
Histórico – O Estádio José Américo de Almeida Filho, mais conhecido como Almeidão, foi inaugurado no dia 9 de março de 1975, com o jogo entre o Botafogo Futebol Clube, de João Pessoa, e o Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro. O Recorde de público aconteceu em 15 de novembro de 1998, na final do Campeonato Paraibano entre Botafogo e Campinense. Naquele dia, compareceram 44.268 torcedores, número bem próximo da capacidade total que o estádio poderia receber (45 mil), à época.