por Valter Nogueira - 5 anos atrás
Dias dos Pais
Não é fácil tecer palavras e construir frases e textos sobre o Dia dos Pais quando o nosso já não está entre nós, fisicamente. É nessa hora que o sentimento de saudade aflora, depois de invadir nossa alma, nosso coração. Mas, é bem verdade que vivemos, também, um misto de emoção e alegria ao lembrar que tivemos o privilégio de ter convivido com um pai extraordinário, um homem que, antes de tudo, colocava os filhos à frente de tudo, abrindo mão de seu tempo, lazer, enfim, de sua própria vida.
Pai é aquele que educa, que cuida, que transmite a segurança da figura paterna, que dá carinho e amor mas que, também, corrige os erros, para que estes não se transformem em vícios.
O meu pai não foi protagonista de um filme, de um livro, de história em quadradinhos ou de uma lenda. Pelo contrário, ele foi real e simples, se chamava José. Pequeno em estatura mas gigante de coração. Devo-lhe a vida, grande parte da minha formação e do ser que me tornei. Por isso tudo, e por essa razão, digo com convicção, e com uma saudade que ainda dói, que o meu pai foi e é um herói.
Trabalhador, ao lado de minha mãe – outra heroína – , não deixou faltar o pão de cada dia. E isso, para dez filhos. Não é brincadeira, gente!
Devo dizer, também, com saudade no coração, até porque no meu dicionário não existe a palavra “ingratidão”, que na vida tive a honra e a alegria de conhecer e conviver com outro extraordinário pai, esse por adoção, e que se chamava João. Seu João, meu sogro, me recebeu como filho, de braços abertos em sua casa, em seu coração – fato que pude constatar nos seus gestos, em suas ações.
Para os filhos que, ainda, desfrutam da convivência diária com os pais, recomendo amor, carinho e compreensão. Pois, como bem diz o poeta, cantor e compositor Herbert Vianna, do grupo musical Os Paralamas do Sucesso, “Cuide bem do seu amor…”. Afinal, a dor do remorso – por menor que seja, por aquilo que deixamos de fazer -, por vezes é maior que a dor da perda.
Neste dia em que celebramos a grandeza da data, desejo homenagear todos os pais que assumiram a responsabilidade paterna. Aqueles que, durante toda uma vida, provaram, cada um a sua maneira, ser o melhor dos pais, alguém que esteve sempre presente e constante, alguém que foi a força e a estabilidade para os filhos, mesmo nos momentos mais difíceis.
Parabéns a todos que desempenham com amor e responsabilidade esse grande papel, que sabem verdadeiramente o significado de ser pai, de cuidar, de proteger, ouvir, compreender e auxiliar.