por Valter Nogueira - 5 anos atrás
Cícero: o nome da vez!
Ex-prefeito de João Pessoa e ex-governador da Paraíba, Cícero Lucena parece ressurgir das cinzas, assim como a fênix. O nome de Cícero já ecoa em cada esquina da cidade. E olha que ‘Jampa’ tem cantos e recantos que encantam! Por isso, não é de admirar a lembrança – e forte – do nome de Cícero no cenário preliminar de pesquisas de intenção de voto ante as pré-candidaturas postas a prefeito da Capital nas eleições de 2020.
Na mais recente consulta, promovida pelo portal PB Agora, em parceria com o Instituto Datavox, Cícero Lucena aparece em segundo lugar, com 11,1%, atrás apenas do ex-governador Ricardo Coutinho (29,8%).
A pergunta do momento é simples: Cícero é a bola da vez?
Penso que sim, pois é o único nome, a preço de hoje, em condições de enfrentar Ricardo no pleito vindouro, com chances de bater o “mago’ no segundo turno. A questão é matemática – e fácil – , se analisada a partir dos números obtidos pelos demais candidatos citados na pesquisa.
De acordo com a consulta, na terceira posição, com 7,2% das intenções de voto, está o apresentador Nilvan Ferreira. Em quarto, aparece o deputado estadual Wallber Virgolino, com 6,3%, seguido do deputado federal Ruy Carneiro ( 5,7%). O atual vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, aparece com 3,1%. A pesquisa apresenta,também, o ex-deputado federal Luiz Couto, com 2,3%, e Gervásio Maia, com 1,6%, seguido de Efraim Filho, com 0,9%.
Números postos, se a eleição fosse hoje o pleito seria decidido em segundo turno. E,nessa hipótese, ou seja, na segunda etapa da eleição, não é difícil de imaginar que Cícero Lucena atrairia, em tese e por gravidade, o apoio de nomes que, de cara, não votam em Ricardo, tais como Ruy Carneiro, Walber Virgolino e Manoel Júnior.
Em tempo, ressalto que a análise em tela não leva em conta o posicionamento do governador João Azevedo, em um cenário de segundo turno, numa disputa direta entre Cícero e Ricardo. Este último ex-aliado e atual desafeto do Palácio da Redenção.
No calcanhar de Ricardo pesa, ainda, a denominada ‘Operação Calvário’ e o desgaste junto ao servidor público, enquanto que Cícero caminha a passos largos, com corpo e alma leves. É que, após longa batalha jurídica, Lucena conseguiu provar ser homem probo. Isto é, de caráter íntegro; honrado, honesto, reto.