por Elison Silva - 3 anos atrás
Belas do Belo perdem para o Ceará e estão eliminadas do Brasileirão A2
Buscando reverter a vantagem do primeiro jogo, o Botafogo-PB entrou em campo, neste sábado (03), com o objetivo de, pelo menos, empatar o placar agregado para levar a decisão da vaga nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A2 para os pênaltis, diante do Ceará. No entanto, a equipe tomou a virada da equipe cearense, perdendo por 3 a 1, e está eliminada da competição.
Na competição, somando a primeira fase com os dois jogos das oitavas de final, as Belas do Belo só amargaram o sabor da derrota justamente diante do algoz deste sábado. Na primeira fase, as paraibanas perderam a invencibilidade na quarta rodada, diante do Ceará, jogando fora de casa, pelo placar de 2 a 1. No primeiro jogo das oitavas, repetindo o placar do primeiro encontro, mais uma derrota, desta vez jogando diante dos domínios pessoenses.
Mesmo com uma boa campanha na competição, as Belas sentiram muito os confrontos contra o Ceará, equipe que profissionalizou a categoria e incentiva o futebol de mulheres com o objetivo de alçar voos mais altos, conseguindo o acesso para a elite do futebol feminino. Em nenhuma das partidas, as alvinegras da estrela vermelha conseguiram impor o ritmo.
As Belas abriram o placar logo aos oito minutos do primeiro tempo, com gol contra da goleira Ellen, logo após falha na saída de bola, resultado que igualava em 2 a 2 o placar agregado. Com a pressão em busca da classificação, as alvinegras passaram a impor o ritmo buscando o empate, mas encontraram em Karoline, goleira do Belo, sua maior adversária.
Aos 12, Rafa cobrou falta na direção do gol e obrigou Karoline a fazer bela defesa. No minuto seguinte, Jady partiu na lateral direita e bateu cruzado, mas parou na goleira do Belo mais uma vez. Cinco minutos depois, após bola reboteada na área, Livyan encobriu Karoline, mas parou na trave. Pouco depois, Jady voltou a aparecer e acionou Michele Carioca que bateu de primeira, mas por cima do gol. Aos 39, o Ceará chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado pela arbitragem.
O Ceará só conseguiu empatar a partida já no último lance do primeiro tempo, após jogada que passou por Livyan e Michele Carioca, Thay bateu firme.
No retorno do intervalo, as donas da casa mantiveram a superioridade. Aos seis minutos, Thay voltou a levar perigo ao gol defendido por Karoline, em cobrança de falta. Pouco depois, Michele Carioca foi lançada em velocidade, se livrou da marcação e, em disputa com a goleira do Botafogo, foi derrubada na área. No rebote, Jady bateu firme, mas a defesa paraibana salvou em cima da linha.
Em cobrança de pênalti, as cearenses viraram o placar aos 29. Rafa cobrou a penalidade, a goleira Karoline rebateu e, no rebote, Nath Rodrigues marcou o segundo gol. O terceiro gol, para sacramentar a classificação, veio aos 41 minutos do segundo tempo. Thayslane teve nova chance e, após partir no meio da defesa do Botafogo, marcou um lindo gol de cobertura.
O Ceará espera o vencedor de Fortaleza x Cresspom-DF para conhecer seu próximo adversário. A definição só virá neste domingo com promessa de jogo disputado, as equipes vão buscar sair do 0 a 0 da primeira partida para garantir a vaga.
Já o Botafogo-PB, mesmo eliminado, já tem a classificação para a competição em 2022.