Valter Nogueira

por Valter Nogueira - 5 anos atrás

A Paraíba não Cala!

A bancada da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba dá um grande e importante salto, no que diz respeito à ação parlamentar, ao lançar o movimento denominado ‘A Paraíba não Cala’. Trata-se de uma ação suprapartidária para monitorar, através de plataformas digitais, os escândalos de corrupção no Governo do Estado. Mais do que isso, o movimento visa, também, propor projetos em defesa da Paraíba, receber denúncias e cobrar respostas às instituições.

A iniciativa é inédita e dever projetar a bancada a um patamar nunca antes visto na história da política paraibana. Com a ação, os parlamentares do grupo dão um ‘drible’ e ‘viram o jogo’ contra o Governo no campo político.

Explico: o Executivo, que tem maioria na Casa, conseguiu – por enquanto – impedir a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) proposta para investigar o desvio de dinheiro público a partir da ‘Operação Calvário’, desencadeada em dezembro de 2018 com o objetivo de desarticular uma organização criminosa infiltrada na Cruz Vermelha Brasileira, filial do Rio Grande do Sul. Teve três fases e, na última, a ex-secretária de administração do Estado da Paraíba, Livânia Farias, foi presa suspeita de receber propina paga pela Cruz Vermelha, que administrava o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

O governo impe a instalação da CPI mas – diga-se de passagem – não consegue calar a voz dos opositores que, agora, com o movimento, e por meio das mídias sociais, têm ferramentas técnicas para amplificar seus discursos e ações. Mais do que isso, conseguem, com tal feito, a décima segunda assinatura – a do cidadão comum – para a instalação de uma CPI popular, por assim dizer.

De acordo com os integrantes do bloco, o movimento, a rigor, reúne onze deputados estaduais, unidos pelo desejo de expor e cobrar respostas sobre os indícios de superfaturamentos e desvios de recursos públicos na administração estadual – vislumbrados a partir da Operação Calvário, que desbarata esquema de corrupção instalado no Hospital de Trauma de João Pessoa.

Pontapé inicial

O lançamento da plataforma aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), no auditório do Hotel Atlântico Cabo Branco, na Orla da Capital, com a presença de seis dos onze parlamentares que integram o movimento. A ferramenta possibilitará não só a exposição de dados, mas também a interação e o recebimento de informações por parte da população paraibana. O movimento contará, ainda, com ações coordenadas nas redes sociais – Facebook, Instagran e Twitter.

Integrantes

O grupo é composto pelos deputados Raniery Paulino, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, João Henrique, Moacir Rodrigues, Doutora Paula, Anderson Monteiro, Camila Toscano, Galego de Souza, Wallber Virgolino, Cabo Gilberto.