CMJP aprova propostas do vereador Marcos Henriques que beneficiam obras autorais de compositores e artistas pessoenses
Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 661
A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, na sessão desta terça-feira (09), dois projetos de autoria do vereador Marcos Henriques (PT) que beneficiam diretamente o segmento cultural da cidade.
A primeira proposta do vereador petista cria um sistema municipal de apoio às obras autorais, intitulada de Lei Livardo Alves, numa homenagem ao compositor pessoense, autor da Marchinha da Cueca, que teve sua obra apropriada por um terceiro e lutou toda sua vida para ver sua composição, sucesso em todo país, reconhecida.
Marcos Henriques também destacou que com a criação do serviço os autores de João Pessoa terão à sua disposição assessoramento e também um cadastro das obras autorais, o que facilitará, inclusive, o acesso ao registro junto aos sistemas nacionais.
A segunda proposta de autoria de Marcos Henrique, determina que a Câmara Municipal de João Pessoa reserve na programação da TV Câmara espaço para exibição do audiovisual produzido na capital e/ou no estado da Paraíba.
Durante a votação da matéria um grupo de artistas encontrava-se acompanhando os trabalhos da Câmara, torcendo pela aprovação das duas propostas que, ao final, foram aprovadas por unanimidade.
Entusiasmada com a aprovação do PLO 1301/2023, a ativista cultural Ednamay comemorou argumentando “essa lei é nossa”.
O poeta, cordelista Robson Jampa classificou o decreto como “um incentivo mais do que bem-vindo”, referindo-se à aprovação da matéria que trata das produções audiovisuais.
O vereador Marcos Henriques informou que a Lei Livardo Alves será encaminhada para a sanção do Prefeito Cícero Lucena, e destacou: “agora vamos agendar uma conversa com o prefeito para convencê-lo da necessidade da promulgação da matéria devido sua importância para a cultura local”.