Chega ao fim do horário de verão com uma redução de apenas 0,5% no consumo de energia
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 824
Dez estados brasileiros e mais o Distrito Federal garanharam uma hora a mais desde o primeiro segundo deste domingo (18). É que o Horário de Verão chegou ao fim à meia-noite de ontem.
Todo ano é assim. É sempre essa história de amor e ódio. Que está, mais uma vez, chegando ao fim. No Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Daqui a pouco, à meia-noite, os moradores dessas regiões têm de atrasar os relógios em uma hora.
Nesses quatro meses, uma redução de 0,5% no consumo. Só que o valor economizado vem caindo de 2013 para cá. É que as pessoas vêm mudando de hábitos. O pico de consumo de energia no verão passou a ser no início da tarde. Por causa do grande uso do ar condicionado. E não mais a noite. Chegar em casa ainda com claridade já não faz tanta diferença assim.
Técnicos do governo chegaram a sugerir o fim do Horário de Verão. Mas com os reservatórios vazios, a conclusão foi a de que qualquer redução no consumo pode ajudar o sistema elétrico. E o próximo Horário de Verão já tem data marcada: 4 de novembro. Vai ser 15 dias mais curto, por causa das eleições.