Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras da Prefeitura de João Pessoa promove atividade alusiva à Páscoa

Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras da Prefeitura de João Pessoa promove atividade alusiva à Páscoa

Por Elison Silva - Em 2 anos atrás 499

O Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras realizou, nesta quarta-feira (13), uma atividade alusiva à Páscoa, que será celebrada no próximo domingo (17). O evento, direcionado aos usuários do serviço e seus familiares, contou com atividades lúdicas como pinturas no rosto, brincadeiras, lanches e distribuição de brindes. O espaço é mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a diretora-geral do Centro de Doenças Raras, Saionara Araújo, o objetivo da ação é levar para os usuários e familiares o sentimento de esperança que está relacionado à data. “Nós queremos lembrar do sentido real da Páscoa, cada um com sua crença, e confraternizar com as famílias, que também precisam se sentir acolhidas”, destacou.

Ana Paula é mãe de Willianderson, de 20 anos, que tem uma deficiência mental leve e sequelas de toxoplasmose. Para ela, a celebração da Páscoa é uma forma do serviço mostrar que se preocupa tanto com os usuários quanto com os familiares. “Está sendo um momento maravilhoso de confraternização, pois posso conversar também com outras mães. Sempre que tiver algo parecido, deixo tudo de lado e venho”, disse.

Centro de Doenças Raras – No espaço são atendidos pacientes com doenças raras ou que ainda estão em processo de fechamento de diagnóstico. Por ser um serviço de referência e um dos poucos do país, atende, além dos pacientes residentes em João Pessoa, usuários regulados de todo o estado, bem como de outras localidades do Brasil.

O Centro conta com uma equipe multiprofissional composta por diversas especialidades médicas, assim como demais áreas da saúde como enfermagem, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, farmácia, terapia ocupacional, profissional de educação física e assistência social.

Para ser atendido, o usuário deverá ser encaminhado, via regulação, pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Universitário Lauro Wanderley e outros serviços que, por ventura, atendam pacientes raros.

O serviço está localizado na Rua Esmeraldo Gomes Vieira, n°362, no bairro dos Bancários, e conta com uma área construída de 542,80m².