CARDIOLOGIA: Governador Ricardo inaugura dia 4 de abril hospital Metropolitano Dom José Maria Pires

CARDIOLOGIA: Governador Ricardo inaugura dia 4 de abril hospital Metropolitano Dom José Maria Pires

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 1154

O governador Ricardo Coutinho (PSB) vai inaugurar no dia 4 de abril próximo , o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado às margens da BR 230, no município de Santa Rita (PB), Região Metropolitana de João Pessoa.  O anúncio foi feito pelo próprio governador durante plenária do Orçamento Democrático realizada no último sábado (24), no Espaço Cultura, bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. De acordo com dados do governo, trata-se de um dos equipamentos de saúde mais modernos do Estado, referência em cardiologia e neurologia.

O governador apresentou dados sobre a Rede de Cardiologia Pediátrica, que já beneficiou milhares de crianças em seis anos de atuação. Para ele, a inauguração do Hospital Metropolitano vai coroar esse trabalho realizado, já que a unidade de saúde também irá oferecer o serviço de referência em cardiologia pediátrica.

“Construímos uma rede de cardiologia pediátrica. Toda a criança que nasce na Paraíba passa por um exame para saber se tem algum indício de problema no coração. É dever do Estado estar presente a aplicar os testes que já nos levaram a fazer mais de mil cirurgias em crianças na rede de cardiologia pediátrica. Isso é algo extraordinário que será coroado com a abertura do maior hospital que o Estado já recebeu, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires”, destacou o governador.

Ricardo também lembrou que o Hospital Metropolitano recebe o nome de Dom José Maria Pires em homenagem a um dos maiores humanistas que o Estado já teve e o primeiro arcebispo negro do País. “Dom José Maria Pires foi arcebispo da Paraíba por 31 anos. Ele aceitou a homenagem ainda em vida e dará o nome a esse grande hospital que beneficiará toda a Paraíba”, pontuou o governador.

Para a secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, “esta é uma obra muito emblemática, sob o ponto de vista da política de saúde pública da Paraíba, uma vez que os custos na saúde são muito altos, as necessidades da população são crescentes e os recursos limitados. Mesmo assim, o Governo assumiu este compromisso, identificando desde o primeiro momento que a Região Metropolitana necessitava de um suporte de média e alta complexidades”.

Cláudia explica que a especialidade do hospital foi definida a partir do perfil epidemiológico do Estado, já que existe uma prevalência de doenças cardiovasculares entre os paraibanos. “Embora tenhamos serviços conveniados com o SUS nas especialidades de cardiologia e neurologia, não possuíamos um serviço próprio, público nessas especialidades”, comentou ela.

Hospital Metropolitano

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, contou com investimento de mais de R$ 150 milhões pelo Governo, dos quais 75% recursos próprios do Estado e 25% em verbas federais. Esse será primeiro hospital público especializado em neurologia e cardiologia da Paraíba e, quando funcionando em sua total capacidade, disponibilizará 226 leitos, sendo 58 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno centro de diagnóstico por imagem.

O atendimento será referenciado e atenderá a população dos 223 municípios da Paraíba.