Cantora Artane Inarde anuncia lançamento "Coração Ligeiro", nesta quinta-feira

Cantora Artane Inarde anuncia lançamento “Coração Ligeiro”, nesta quinta-feira

Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 385

Coração Ligeiro” é o segundo single da cantora, compositora e poeta Artane Inarde, revelação da nova música brasileira e uma das raras vozes femininas da MPB que interpreta repertório de própria autoria. Escrita em parceria com o compositor e violonista Anderson Lobo, “Coração Ligeiro” combina a cadência e o feitio sensual do xote nordestino com a graciosidade poética e melódica da Música Popular Brasileira.

O amor é a temática central da obra poético-musical de Artane Inarde e “Coração Ligeiro” personifica em sons e versos de modo exemplar o estilo e a expressividade da cantora/compositora: é uma canção que trata do amor pleno, oceânico, incapaz de ser represado e para o qual não há antídoto nem remédio; ao mesmo, os versos tocam na questão da liberdade, imprescindível no amor e na vida. Produzida por Ricardo Ulpiano e Thiago Peixoto, a faixa é um lançamento da Naza Music.

“Coração Ligeiro” (“Nimble Heart”) is the second single released by singer, composer and poet Artane Inarde, one of the rare female voices of MPB that interprets her own repertoire. Written in partnership with composer and guitarist Anderson Lobo, “Coração Ligeiro” combines the cadence and sensuality of Xote (a popular Northeastern Brazilian rhythm) with the poetic and melodic grace of Brazilian Popular Music. Love is the central theme of Artane Inarde’s poetic-musical work and “Coração Ligeiro” embodies the style and expressiveness of the singer/songwriter in sounds and verses in an exemplary way: it is a song about the deep, oceanic, untamed love, and for which there is no antidote or remedy; at the same time, the song speaks of the freedom each one needs in life and in love. Produced by Ricardo Ulpiano and Thiago Peixoto, the track is a release by Naza Music.

Poeta, contista, cantora e compositora, Artane Inarde nasceu na cidade de Natal (RN), em uma família de forte tradição musical. Começou a escrever poesia ainda na pré-adolescência, aos 12 anos. Tem diversos poemas publicados em livros e antologias nacionais e estrangeiros, entre os quais, “Rima do Gueto e “Estrelas” (O Livro  das Marias II/Ixtlan 2020), “Como se seu fosse” e “Em vão” (Escrituras  Negras II – As Marca/Ixtlan 2021), “Amar é Existir” e “Calar a Canção” (Elas e As Letras – Insubmissão Ancestral/In-Finita, Portugal, 2021) e os contos “Chega Logo” publicado  em “Histórias de Quarentena” (Helvetia 2021) e “Talvez Poesia”, publicado na coletânea Mulheres das Letras – Ed. Esp. Salão do Livro de Genebra (Editora Litere-se 2021).

Em 2020 participa do festival de música promovido pela Aliança Francesa, interpretando, no palco do Teatro Sesiminas (Belo Horizonte), “Demain C’est Toi”, da cantora Zaz, atuação que foi elogiada por músicos profissionais e compositores. Essa feliz experiência estimulou a escritora a considerar a música também como ofício.

Em 2021 estreia como cantora e compositora com o lançamento de um EP

reunindo cinco de suas canções (feitas em parceria com músicos mineiros): “Coração Ligeiro” (com Anderson Lobo), “Tatuagem”, ““Rosa do Agora”, “Escada” e “Pequeno Plágio Sentimental” (todas com música de Alê Hilário).

Embora tenha se lançado primeiramente como escritora, Artane tem a música como sua primeira e constante paixão, uma história longa e intensa que até deu frutos inesperados: foi por circunstância dessa devoção que Artane trocou Natal por Belo Horizonte. “Fui ao Rio de Janeiro para assistir a um show de Paul McCartney e acabei conhecendo um mineirinho arretado”, conta. Morando na capital mineira desde o ano 2010, Artane se sente “serenamente em casa”.

Artane elege Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Djavan como suas principais referências na música popular, e cita Marisa Monte, Mariana Aydar, Roberta Sá, Zeca Baleiro, Djavan e Anderson Lobo entre os compositores/intérpretes contemporâneos com que tem mais afinidade. A cantora inclui em suas audições a música erudita, que veio a desfrutar melhor em Belo Horizonte, através dos concertos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Artane é também advogada, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e trabalha no Ministério Público de Minas Gerais.

Fonte: Paraíba Notícia e Assessoria de Comunicação