Candidata a prefeita do RJ ,  Marcia Tiburi (PT) afirma que é a favor do assalto

Candidata a prefeita do RJ , Marcia Tiburi (PT) afirma que é a favor do assalto

Por Wamberto Ferreira - Em 7 anos atrás 6310

Após ter sua pré-candidatura ao governo do Rio nas eleições deste ano formalizada pelo PT, algumas das opiniões da filósofa Marcia Tiburi (PT) geraram debate nas redes sociais. Duas frases atribuídas a ela foram compartilhadas pelo usuários: “Eu, por exemplo, sou a favor do assalto” e “existe uma lógica no assalto: ‘eu não tenho uma coisa que eu preciso, eu fui dominado pelo capitalismo…'”.

As frases foram ditas por Marcia Tiburi exatamente como foram divulgadas nas redes sociais no programa Espaço Público, da TV Brasil, veiculado em 8 de dezembro de 2015. O raciocínio da filósofa faz parte de uma ideia chamada “A lógica do assalto”, sobre a qual ela escreveu artigos recentemente. Ela ressalta que “apontar a lógica de um crime não significa que se defenda esse crime”.

Em um determinado momento do programa da TV Brasil, um dos entrevistadores lê a pergunta de uma telespectadora que quer saber a opinião de Marcia sobre os altos índices de criminalidade do país.

Marcia Tiburi:  Fica um pouco irônico o que eu vou falar e eu gosto de falar umas coisas um pouco assim… do avesso. Eu sou filósofa, então meu negócio é fazer pensar. Eu sou a favor de muitas coisas que as pessoas não são a favor. Então, assim, eu não vou falar o que eu penso.

Entrevistador: Você é a favor da pena de morte?

Marcia Tiburi: Claro que não, né? Mas no Brasil não precisa, porque a pena de morte está instaurada e ela não é legalizada. Mas a pena de morte está dada.

Entrevistador:  Tem alguma coisa a ver com tráfico de drogas?

Marcia Tiburi:  É também complicado você dizer ‘eu sou a favor ou sou contra’. Se eu disser que sou a favor, por exemplo, eu sou a favor do assalto.

Entrevistador: Você é a favor do assalto?

Marcia Tiburi: Eu penso assim… Tem uma lógica no assalto. Eu não tenho alguma coisa que eu preciso, fui contaminado pelo capitalismo… Começa a pensar do ponto de vista da inversão. Eu não vou falar em termos do que que eu sou a favor porque assim, tem muitas coisas que são muito absurdas que, se você vai olhar a lógica interna do processo, você acaba por dizer ‘sabe que isso seria justo, dentro de um contexto tão injusto? Muitas violências são justas num contexto muito injusto.

O QUE DIZ TIBURI SOBRE “A LÓGICA DO ASSALTO”

Marcia Tiburi escreveu um artigo publicado na Revista Cult neste mês intitulado “a lógica do assalto”, em que ela se propõe a entender e refletir sobre as causas de um crime. Ela sugere que o crime de roubo é um “perfeito exemplo de uma conduta típica do capitalismo”, fazendo uma crítica a esse sistema econômico que, na visão da pré-candidata, gerou uma primazia do “ter” sobre o “ser”. Ela escreve ainda:

“É também o empobrecimento da linguagem, que a racionalidade neoliberal transformou em um verdadeiro projeto de idiotização do cidadão para transformá-lo em mero consumidor (inclusive, de segurança pública), que leva parcela da população a confundir as tentativas de se entender a ‘lógica de um crime’ com a defesa do crime em si ou, mais precisamente, da conduta criminalizada. Chega-se, hoje, ao extremo de ter que esclarecer o que deveria ser óbvio: apontar a lógica de um crime não significa que se defenda esse crime”.