Brasil registra dez casos de estupro coletivo a cada dia; número mais do que dobrou em cinco anos

Brasil registra dez casos de estupro coletivo a cada dia; número mais do que dobrou em cinco anos

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 1251

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil registra em média dez casos de estupro coletivo por dia. Em cinco anos, mais que dobrou o número de registros feitos por hospitais que atenderam vítimas. As notificações pularam de 1.570 em 2011 para 3.526 em 2016.

Acre, Tocantins e Distrito Federal lideram as taxas. Os dados são os primeiros a captar a evolução desse tipo de violência, que representa 15% dos casos de estupro atendidos por hospitais. Na polícia, não há diferenciação para o crime praticado por mais de um agressor.

Os números da saúde representam só parte dos casos, já que a violência sexual ê historicamente subnotificada e 30% dos municípios ainda não fornecem dados. “As vezes, [as mulheres] nem falam em casa porque existe a cultura de culpá-las”, diz Daniel Cerqueira, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Para a socióloga Wânia Pasinato, o problema existe há muito tempo, mas só recentemente ganhou visibilidade. Em Castelo do Piauí (PI), dois anos após sofrer um estupro coletivo, jovem de 18 anos afirma que não sai mais sozinha.

Fonte: Agência Folha