Picture of vials of the Pfizer-BioNTech vaccine against COVID-19 taken as elderly people are being inoculated amid the novel coronavirus pandemic, at the Belisario Porras school San Francisco neighbourhood in Panama City on March 4, 2021. (Photo by Luis ACOSTA / AFP)

Brasil recebeu neste domingo 5,1 milhões de doses da Pfizer, maior entrega da farmacêutica

Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 511

O Brasil recebeu neste domingo, 12, 5,1 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, que vieram do exterior em aviões que pousaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Segundo o Ministério da Saúde, esta é a maior quantidade de imunizantes contra a Covid-19 entregue pela farmacêutica em um dia ao Plano Nacional de Imunizações (PNI).

Ainda de acordo com a pasta, eram esperados quatro voos ao longo deste domingo. O primeiro carregava 1,3 milhão de vacinas; o segundo, com 1,1 milhão; a terceira remessa continha 1,1 milhão e o quarto voo, que chegou ao aeroporto de Campinas por volta das 16h30, carregava 1,5 milhão de imunizantes.

As vacinas ainda precisam passar pelo Controle de Qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem distribuídas aos Estados. A assessoria de imprensa da Saúde informou que este processo deve ocorrer nos próximos dias.

São Paulo anunciou que, a partir desta segunda-feira, 13, será permitida a intercambialidade de doses. Em razão da falta de imunizantes da AstraZeneca, o governo vai usar as vacinas da Pfizer para continuar com a vacinação em pessoas que precisam da segunda aplicação.

No País, 73,1 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas. Este número corresponde a 34,3% da população, de acordo com dados divulgados diariamente pelo consórcio de veículos de imprensa.

Fonte: Paraíba Notícia e o Estadão