Botafogo-PB empata com o Campinense no Amigão e segue como líder do Campeonato Paraibano
Por Elison Silva - Em 4 anos atrás 498
Na noite de quarta-feira (12), Campinense e Botafogo-PB se enfrentaram no Clássico Emoção abrindo a quinta rodada do Campeonato Paraibano no estádio Amigão, em Campina Grande. Em jogo de duas expulsões no segundo tempo, pouca inspiração dos dois times, mas muita luta, o placar de 1 a 1 mantém o Belo na liderança do estadual, enquanto a Raposa sobe para a vice-liderança, mas vai cair na tabela depois do jogo de amanhã entre Sousa x Treze.
Os dois treinadores começaram a partida com os times que já eram esperados. Do lado rubro-negro, Cleiton entrou no time titular no lugar de Sílvio Carrasco, que deixou o clube, enquanto na equipe da estrela vermelha, Gabriel Yanno e Rogério se mantiveram na equipe titular.
Depois de alguns estudos, logo no primeiro lance de criação, o gol saiu. Aos 14 minutos, a Raposa avançou com Marcos Nunes, que deu passe açucarado para Marcelinho invadir a área pela direita, bater cruzado e vencer Felipe para fazer o primeiro no Amigão.
Atrás no placar, o Belo tentava a reação e passou perto em cobrança de falta de Marcos Aurélio que Gabriel Yanno e Clayton não conseguiram chegar para completar e em boa jogada de Welton Felipe, que entrou na área pela direita, cortou a zaga duas vezes, mas na hora do chute, Cleiton deu de carrinho e conseguiu evitar a sequência da jogada.
Aos 32 minutos, a primeira jogada mais criativa botafoguense. Clayton encontrou Welton Felipe por trás da defesa, o atacante bateu de canhota, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.
Clayton encontrou Welton Felipe novamente aos 38 minutos, mais uma vez o atacante bateu cruzado de direita, e Danilo desviou a bola, que acabou indo para escanteio.
A chance mais clara aconteceu no minuto seguinte. Marcos Aurélio cobrou o córner e Gabriel Yanno subiu alto demais, porém sozinho, e mandou no meio do gol, onde o arqueiro raposeiro estava bem posicionado para evitar o empate.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, Gerson Gusmão resolveu colocar o Belo em campo de forma mais ofensiva e sacou o volante Pablo para promover a entrada do atacante Roniel.
Mas quem arriscou primeiro para o gol foi o Campinense. Aos 6 minutos, em cobrança de falta da intermediária, o zagueiro Cleiton soltou a bomba de canhota e fez Felipe precisar fazer um malabarismo para espalmar a bola que ia no seu canto esquerdo e evitar o segundo tento rubro-negro.
Depois de algumas mudanças na Raposa, o Belo tentou mais uma vez arriscar com Welton Felipe, que bateu da meia direita, e Danilo caiu no canto direito para espalmar a bola que não levaria muito perigo.
O Botafogo-PB seguia timidamente tentando buscar o empate, e em cruzamento da esquerda, Gabriel Yanno subiu mais alto que a defesa e mandou no canto esquerdo do gol, mas o arqueiro raposeiro caiu para fazer nova defesa.
Depois de entrar em campo aos 11 do segundo tempo, aos 24 minutos Ivamar recebeu dois cartões amarelos, foi expulso de campo e deixou o Campinense com um a menos.
De tanto tentar, o Belo conseguiu empatar. Com um a mais em campo, aos 32 minutos, Clayton costurou a jogada pelo meio e lançou para Welton Felipe, que bateu cruzado de direita, dentro da área, Danilo espalmou para o meio do jeito que deu, mas a bola sobrou para Roniel, que dominou e bateu para estufar as redes e deixar tudo igual.
O empate por 1 a 1 mantém o Botafogo-PB e com a liderança do campeonato garantida até o fim da rodada, já que não pode ser alcançado nem por Treze nem por Sousa, que tem 7 pontos e se enfrentam amanhã. O Belo volta a campo na quarta-feira (19), enfrentando o Nacional de Patos, provavelmente no Amigão. Já o Campinense assume a vice-liderança apenas até amanhã, quando será superado por Galo, Dinossauro ou pelos dois, em caso de empate. O próximo jogo da Raposa será na quinta-feira (20), no Perpetão, contra o Atlético de Cajazeiras.
Ficha técnica
Campinense 1 x 1 Botafogo-PB
Campeonato Paraibano 2021
1ª fase – 5ª rodada
Estádio: Amigão (Campina Grande)
Arbitragem: Afro Rocha; Ruan Neres e Mattheus Tcharles.
Gols: Marcelinho (C); Roniel (B)
Cartões amarelos: Marcelinho, Michel Bennech, Caio Ruan (reserva), Ivamar, Felipinho (C); Gabriel Yanno, Roniel (B)
Cartão vermelho: Ivamar (C); Gabriel Yanno (B)
Campinense: Danilo, Felipinho, Michel Bennech, Cleiton, João Victor (Allef); Rafinha, Patrick, Marcelinho (Vitinho); Matheus Régis (Iago Leite), Cadu (Rhuan Carlos) e Marcos Nunes (Ivamar). Técnico: Ranielle Ribeiro.
Botafogo-PB: Felipe, Rodrigo Ramos (Sávio), Gabriel Yanno, Willian Machado, Tsunami; Rogério, Pablo (Roniel), Juninho, Clayton, Marcos Aurélio; Welton Felipe. Técnico: Gerson Gusmão.
Fonte: Paraíba Notícia com Vozdatorcida.com