Botafogo-PB é derrotado fora de casa pelo Botafogo-SP, na segunda rodada da Série C

Botafogo-PB é derrotado fora de casa pelo Botafogo-SP, na segunda rodada da Série C

Em 3 anos atrás 433

O Botafogo-PB retornou ao estádio Santa Cruz na manhã deste domingo (17), para encarar o Botafogo-SP pela segunda rodada da Série C do Campeonato Brasileiro de 2022, três anos depois de deixar escapar no mesmo local e para o mesmo adversário a vaga na segunda divisão nacional. Depois de um primeiro tempo muito abaixo, onde saiu para o intervalo perdendo por 2 a 0, o Belo melhorou na segunda etapa, mas o gol de Gustavo Coutinho não foi suficiente para evitar a derrota, que acabou sendo pelo placar de 2 a 1.

Os donos da casa tiveram a baixa do volante Mantuan, lesionado. Desta forma, o treinador Leandro Zago optou por promover a estreia do zagueiro Gustavo Henrique, formando uma linha de três defensores. No lado paraibano, Gerson Gusmão teve as baixas do zagueiro Jonathan Costa e do volante Ratinho, que sentiram contusões e não foram relacionados. O goleiro Luís Carlos, que era dúvida, começou jogando.

O Pantera começou ocupando o campo botafoguense e chegou a balançar as redes aos 16 minutos. Tiago Reis recebeu entre a defesa do Belo e chutou no canto direito do arqueiro paraibano, mas o assistente Rafael Bastos Cardoso assinalou impedimento e anulou o tento.

Dois minutos depois não teve jeito. Após cobrança de falta de João Victor da esquerda, Diego Guerra subiu sozinho e desviou de cabeça, tirando Luís Carlos da jogada para abrir o placar em Ribeirão Preto.

A primeira conclusão botafoguense veio aos 22 minutos, quando Alan Grafite invadiu a área pela esquerda e bateu de canhota, mas o goleiro Deivity fez a defesa.

Já nos acréscimos da primeira etapa, Elias se enrolou com a bola perto da grande área, Bruno Michel se aproveitou e Matheus Carvalho chegou batendo firme, de esquerda, e estufou a rede do goleiro paraibano, ampliando a vantagem para os donos da casa.

Foto: João Victor Cristovão/ Agência Botafogo

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Botafogo-PB teve com uma alteração no gol. Luís Carlos, com dores nas costas, acabou sendo substituído por Lucas Ferreira, e foi esta a única mudança promovida por Gerson Gusmão, enquanto os donos da casa voltaram com a mesma formação que iniciaram o confronto.

Já no início da segunda etapa, a melhor chance botafoguense no jogo veio em uma falha do goleiro Deivity, que foi tentar sair jogando e Gustavo Coutinho, de carrinho, dividiu com o camisa 1 da equipe paulista, e a bola acabou passando muito perto da trave direita, ma foi pela linha de fundo.

Em cobrança de escanteio, aos 15 minutos, Paulo Vitor subiu mais que todo mundo e cabeceou firme para o gol, mas o arqueiro caiu no canto direito e fez grande defesa para evitar o gol do Belo.

Dois minutos mais tarde veio a resposta do Botafogo-SP, com Lucas Delgado, que havia acabado de entrar. Ele recebeu nas costas da defesa e, mesmo sem ângulo, da direita, chutou firme, obrigando Lucas Ferreira a espalmar por cima do gol e mandar para escanteio.

O arqueiro paulista estava querendo grandes emoções e, mais uma vez, saiu jogando errado, mandando a bola nos pés de Leilson, que arriscou o chute de fora da área, mas o goleiro se recuperou e fez boa defesa, mandando pela linha de fundo. Na cobrança, Leilson jogou na área e Bruno Ré cabeceou no canto esquerdo, mas Deivity se esticou todo para resvalar a pelota e jogar mais uma vez para esquinado.

Um minuto mais tarde, após cruzamento de Edvan da direita, Gustavo Coutinho, no meio da defesa, nem precisou sair do chão e cabeceou no canto esquerdo para diminuir a vantagem e marcar o primeiro do Botafogo-PB.

O Belo empolgou e queria logo o empate. E em cobrança de falta, Esquerdinha mandou por fora da barreira e acertou a rede, mas pelo lado de fora, assustando a equipe do interior de São Paulo.

Em contra-ataque puxado em velocidade, Nicolas passou pela defesa aos 38 minutos e parou na frente de Gustavo Henrique, dançou na frente do zagueiro, cortou para a linha de fundo e bateu de direita, mas a bola saiu sem direção, a esquerda do poste.

Já nos acréscimos, Edvan cobrou falta da direita e Gabriel Yanno subiu junto com a defesa para cabecear, e a bola passou tirando tinta da trave direita de Deivity.

Com o resultado, o Botafogo-SP segue com 100% de aproveitamento na Série C, com 6 pontos e na liderança da competição. O Botafogo-PB, com 3 pontos, fica provisoriamente na nona posição. Na próxima rodada a Pantera encara o Brasil de Pelotas-RS, fora de casa, no sábado, às 15h, mesmo dia e horário que o Belo recebe o Confiança-SE, no Almeidão, em João Pessoa.

Ficha técnica

Botafogo-SP 2 x 1 Botafogo-PB

Campeonato Brasileiro Série C 2022
Primeira fase – 2ª rodada
Estádio Santa Cruz (Ribeirão Preto)
Público: 2.013
Renda: R$ 29.080,00

Arbitragem: Djonaltan Costa de Araújo (PA); Luís Diego Nascimento (PA) e Rafael Bastos Cardoso (PA)

Gols: Diego Guerra, Matheus Carvalho (BSP); Gustavo Coutinho (BFC)
Cartões amarelos: Gustavo Henrique, Matheus Carvalho, Dudu Hatamoto (BSP); Edvan (BFC)

Botafogo-SP: Deivity, Diego Guerra, Gustavo Henrique Kevin Saucedo (Thiaguinho); Marlon (Ericsson), Jean Victor; Tárik, Fillipe Soutto; Bruno Michel (Dudu Hatamoto), Matheus Carvalho (João Diogo) e Tiago Reis (Lucas Delgado). Técnico: Leandro Zago.

Botafogo-PB: Luís Carlos (Lucas Ferreira), Elias (Edvan), Gabriel Yanno, Paulo Vitor, Bruno Ré (Alessandro); Pablo, Tinga (Kesley), Esquerdinha; Alan Grafite (Nicolas), Leilson e Gustavo Coutinho. Técnico: Gerson Gusmão.

Fonte: Paraíba Notícia com Vozdatorcida.com