por Edmilson Pereira - 2 anos atrás
Petição: Educadores do Estado lançam movimento – ‘FICA Secretario Claudio Furtado’
Foi postada e está circulando desde essa terça-feira (17), pelas redes sociais e grupos de gestores vinculados à Educação do Estado da Paraíba, um manifesto em defesa da permanência do professor Cláudio Furtado, na Secretaria da Educação do Estado da Paraíba.
Intitulado de FICA – Secretario Claudio Furtado, o manifesto é endereçado ao governador João Azevêdo e destaca ser o professor Cláudio um educador e cientista com expertise, comprometido com a excelência do ensino público, que mesmo no período da pandemia, colocou a educação da Paraíba ao melhor nível de avaliação nacional, no tocante ao ensino remoto, demonstrando ser um gestor preparado e singular.
No manifesto, os defensores do movimento FICA – Secretario Claudio Furtado, expõem publicamente a insatisfação com a possibilidade de sua substituição, diante de rumores de que os possíveis nomes cotados para assumir a pasta da educação não têm conhecimentos científico, nem expertise profissional, para assumir tão importante pasta.
FICA – Secretario Claudio Furtado, Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Exmo. Sr. Governador João Azevêdo Lins Filho, Vimos através deste destacar nossas estimas e admiração pela sua pessoa e gestão à frente do Estado da Paraíba. Destacamos ainda, quanto a sua sensibilidade e compromisso com a Educação do nosso estado.
O parabenizamos, também pela excelente escolha do Secretario Claudio Furtado, à frente da pasta da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado, este um exímio cientista, com expertise na área da educação, de postura ética, humana e comprometida, atribuições estas indispensáveis para a prática e gestão desta pasta.
Vale salientar que o secretário Claudio Furtado assumiu uma Secretaria “montada” atravessou, em sua gestão, um período nunca vivido antes na educação – período pandêmico – e ainda assim conseguiu elevar o estado da Paraíba ao melhor índice nacional de avaliação e com destaque no cenário nacional no tocante ao Ensino Remoto, o que o coloca em condições de um gestor com singularidades.
O presente documento traz consigo expressão que demonstra nossa insatisfação com a possibilidade de substituição do nome do Secretario Claudio Furtado à frente da referida pasta.
Impossibilitado de contribuir ainda mais diante de um período menos desafiador de retomada pós pandemia e do segundo mandato de vossa excelência. A insatisfação se torna ainda maior quando ouvimos rumores dos possíveis nomes cotados para assumir a pasta da educação, sem conhecimentos científico, sem expertise profissional. Acreditamos não ser a educação um espaço para palanque político e sim um espaço para se desenvolver habilidades e competências a partir de políticas públicas geridas por pessoas competentes e habilitadas para que se efetive a função social de sistemas educacionais.
Finalizamos cumprimentando vossa excelência e acreditando na sensibilidade humana, administrativa e no compromisso social do nosso governador.