Edmilson Pereira

por Edmilson Pereira - 5 anos atrás

DINHEIRO: Vai ter ou não antecipação da 1ª parcela do 13º por parte do governo da Paraíba ?

Sem dinheiro em caixa para antecipar o pagamento da 1ª parcela do décimo terceiro salário, agora no mês de junho, como fez em 2019, e assim como fez o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), durante os 8 anos de gestão, o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), tenta convencer os presidentes do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, e também Tribunal de Contas e a representação do Ministério Público, para também não anteciparem o pagamento do benefício.

O governador alega queda na receita, por conta da pandemia do coronavírus, queda de receita que foi mais agravada ainda pelos reiterados decretos de prorrogação de isolamento social e o fechamento de vários setores da atividade econômica.

Na verdade, quando o governador apela aos demais poderes (Judiciário e Legislativo), além do MP/PB e TCE, para não anteciparem o pagamento é porque o governo teme desgaste político junto ao servidor público da Paraíba, que mesmo tendo compreensão que o Tesouro Estadual perdeu Receita, quer receber o benefício, porque, ele (servidor) também está enfrentando dificuldades financeiras.

O governador, que em 2019, anunciou no dia 20 daquele ano, até agora, oficialmente, sobre o pagamento da 1ª do 13º agora em junho, mas chegou a aventar a possibilidade de o fazer caso recebesse o socorro financeiro de R$ 448 milhões de reais do governo federal, cuja 1ª parcela foi liberada hoje no montante de R$ 112 milhões.

Com o dinheiro em caixa, repassado pela Secretaria do Tesouro Nacional, resta agora a palavra oficial do governador, se  haverá ou não a antecipação da 1ª parcela do 13º agora em junho.

Detalhe 1: Não existe Lei estabelecendo obrigatoriedade  na antecipação do pagamento, mas aqui na Paraíba , vinha funcionando como normal, ação e discurso do governo socialista do agrupamento político que o governador João Azevêdo comanda.

Detalhe 2: TJ-PB, AL-PB, TCE e MP-PB, que recebem recursos do Tesouro Estadual, através do Duodécimo,  fizeram, ao longo dos últimos 5 meses, o provisionamento para o pagamento da 1ª do 13º, agora em junho, mas a pedido do governador até agora não se pronunciaram sobre o assunto.

    No tags created.