por Edmilson Pereira - 5 anos atrás
DINHEIRO: Servidores do Estado e da Prefeitura da Capital esperam definição sobre antecipação da 1ª parcela do 13º
Os servidores públicos estaduais da Paraíba e da prefeitura de João Pessoa vivem a expectativa e ao mesmo tempo a ansiedade para o anúncio, por parte do governador João Azevêdo (Cidadania) e do prefeito Luciano Cartaxo (PV), confirmando ou não, em relação as datas do pagamento, antecipado, agora no mês de junho, da 1ª parcela do 13º.
A lei não obriga, mas faculta, e tornou-se uma praxe, desde o primeiro ano da gestão do então governador Ricardo Coutinho (PSB), em 2011, e do prefeito Luciano Cartaxo desde 2013, a antecipação da 1ª parcela do décimo terceiro dos dois entes públicos para o mês de junho, o chamado mês de São João.
A apreensão, ninguém pode negar, é pelo momento financeiro vivido pelo governo do Estado, a prefeitura da Capital e de outras prefeituras paraibanas, que enfrentam desde o mês de abril redução de receitas por conta da pandemia do coronavírus. A apreensão é porque até este sábado (06), nem o governador João, nem o prefeito Luciano se pronunciaram sobre o assunto.
No ano passado, o governador João Azevêdo anunciou a data de pagamento (antecipado) da 1ª parcela do décimo, no dia 20 de maio, ou seja, 30 dias antes do pagamento, que aconteceu no dia 19 de junho de 2019.
Já o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo no dia 23 de maio de 2019 divulgou as datas de pagamentos da 1ª parcela do 13º, que aconteceu no dia 17 de junho (2019) e da folha de maio, que ocorreu nos dias 30 e 31.