Bancos suspendem empréstimos após redução nos juros do consignado do INSS determinada pelo Ministério da Previdência
Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 579
Três dias após o Conselho Nacional de Previdência Social aprovar a queda dos juros do empréstimo consignado do INSS, bancos começaram a suspender a oferta dessa modalidade para aposentados e pensionistas.
O Conselho, conforme medida assinada pelo ministro da Previdência, Carlos Luppi, reduziu de 2,14%para 1,70% ao mês a taxa mínima de juros no empréstimos pessoal.
Entre as instituições que interromperam a concessão estão Bradesco, Itaú, Pan Daycoval e Mercantil do Brasil.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (16), a Federação Brasileiro de Banco alegou que os novos tetos têm elevado risco de reduzir a oferta do crédito consignado, levando um público carente de opções de créditos acessível, a produtos que possuem em sua estrutura taxas mais caras, produtos sem garantias, pois uma parte considerável já está negativada.
A Febraban reforçou, no entanto, que cada banco segue sua estratégia comercial de negócio na concessão, ou não, da linha de crédito consignado para beneficiários do INSS.
Na segunda-feira, também, o plenário do CNPS decidiu que o índice para o cartão de crédito consignado chegará até o teto de 2,62%, contra os 3.06% vigentes.
Fonte: Carta Capital
Foto: Divulgação