Aumento nos casos de crianças com Síndromes Respiratórias Gripais leva o Traumão de João Pessoa criar 20 leitos pediátricos e suspender o Opera Paraíba
Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 983
As autoridades de saúde e sanitárias do Estado da Paraíba estão preocupadas com o crescimento, em números cada vez mais elevados, dos casos de Síndrome Respiratória Viral, apresentado, quadro de bronquiolite e infecções das vias respiratórias. Isso vem acontecendo em todas as regiões do Estado, e só tem aumentado nos últimos.
A Síndrome Respiratória Viral é caracterizada por dificuldade ou desconforto para respirar; ou. sensação de peso ou pressão no peito; ou. menor oxigenação no sangue (saturação de oxigênio < 95%); ou rosto ou lábios azuis ou arroxeados.
Recentemente, o Secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, anunciou a abertura e o aumento no número de leitos hospitalares e de UTIs nas unidades hospitalares de referência da rede estadual de saúde para atender alta demanda no atendimento, e a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva.
A secretaria de Saúde confirmou ainda um boletim com casos de mortes de crianças acometidas com Síndrome Respiratória Viral.
Neste domingo (07) foi divulgado que três crianças, sendo uma de apenas 4 meses, outra de 7 meses e uma terceira, de 2 anos, estão internadas na UTI no Hospital Regional de Queimadas com quadro grave de Síndrome Respiratória.
No Hospital Regional de Mamanguape, outra criança encontra-se intubada na UTI daquela unidade hospitalar, também por conta do agravamento da doença.
A direção do Hospital Geral Senador Humberto Lucena, o Traumão de João Pessoa, anunciou, neste domingo, a abertura de 20 leitos pediátricos para atender casos de Síndromes Gripais.
Em função da necessidade de abertura dos leitos pediátricos, a direção Traumão decidiu suspender, temporariamente, o Programa Opera Paraíba, que funciona, preferencialmente, nos finais de semana para a realização de cirurgias eletivas.
No hospital pediátrico Arlinada Marques, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, também pertencente a rede estadual de saúde, serão ativados mais 20 leitos de clínica médica, nesta segunda-feira (08).
Um médico que atende no Hospital de Trauma de João Pessoa afirmou que o aumento nos casos de internações de crianças com Síndrome Respiratória Viral tem relação direta com o baixo índice vacinal, e que nesse casso, ele recomenda que os país procurem as unidades de saúde para atualizar o cartão vacinal dos seus filhos para protege-los do surto viral que tem levado muitas crianças aos hospitais, inclusive, com necessidade de internações até em UTIs.
Foto: Divulgação