Assembleia realiza Sessão Especial para debater importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Assembleia realiza Sessão Especial para debater importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 802

Proposta pelo presidente Gervásio Maia (PSB), como parte das ações realizadas pelo Poder Legislativo na campanha Novembro Azul, Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, nesta quarta-feira (22), uma Sessão Especial para debater a importância do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de próstata.

Gervásio Maia classificou o debate como sendo uma oportunidade muito importante para demonstrar a importância da mobilização do Poder Legislativo no combate ao câncer de próstata. “A conscientização é fundamental porque quando se previne dá para se evitar um mal bem maior já que o câncer de próstata quando detectado no seu estágio inicial as chances de cura são infinitamente maiores”, afirmou.

O deputado Américo Cabral, que é médico, reconheceu a relevância do tema para a propagação das informações e cuidados acerca do câncer de próstata. “É de suma importância esse debate já que a Assembleia é a Casa do Povo, portanto, é um espaço democrático para que a cada dia a população venha a entender a necessidade que se deve fazer para a prevenção”, destacou.

A diretora do Departamento de Assistência Médica e Social da Assembléia, médica Dayse Queiroga, destacou que a sessão foi uma iniciativa de chamamento público para que exista mais atenção em relação à prevenção ao câncer de próstata. “A gente sabe que essa neoplasia é a segunda patologia mais comum com relação ao câncer no sexo masculino e existe ainda um preconceito muito grande com relação a esse assunto”, advertiu.

O médico urologista Josias Batista ressaltou que é recomendado aos homens acima de 40 anos a avaliação anual para o rastreamento do câncer. “No estadiamento clínico, momento que pode apresentar as primeiras manifestações da doença, é possível ter uma cura em 95% nos casos iniciais. Passando esse período, se deixar escapar, embora o tratamento se mantenha eficiente, a garantia de cura pode cair bastante”, explicou.

Os deputados estaduais Janduhy Carneiro, Jeová Campos e João Gonçalves; o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud, e a presidente da Associação Médica da Paraíba, Débora Nóbrega também participaram da sessão especial desta quarta-feira.