Assembleia realiza sessão especial para celebrar os 70 anos da Faculdade de Direito da Paraíba

Assembleia realiza sessão especial para celebrar os 70 anos da Faculdade de Direito da Paraíba

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 646

Com a realização de uma sessão especial, a Assembleia Legislativa da Paraíba comemorou, nesta quinta-feira (15), os 70 anos da Faculdade de Direito da Paraíba, 30 anos do Centro de Ciências Jurídicas  e 10 anos do Departamento de Ciências Jurídicas. A sessão foi proposta pelo deputado Tovar Correia Lima (PSDB), e contou com a participação de profissionais e acadêmicos da área que, na ocasião, foram homenageados pelos serviços prestados.

Tovar contou que o curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e durante todo esse período formou personalidades que participam ativamente da vida política, literária e acadêmica do estado. “Nós fizemos essa sessão justamente para celebrar os 70 anos da faculdade, recebendo professores e alunos, inclusive, recém-formados que fazem questão de estar aqui para agradecer aos mestres que aqui palestraram. Enfim, é uma importância muito grande estarmos sempre vivos na memória, para quem construiu o nosso estado”, afirmou.

O diretor do CCJ da UFPB, professor Fredys Orlando Sorto, agradeceu o apoio dos parlamentares e a valorização da história do curso. “Esse reconhecimento da Casa do Povo da Paraíba é muito bem-vindo num momento de extrema dificuldade e gravidade,p pelo qual que passa o ensino público. A Faculdade de Direito completa 70 anos de sucesso e de prestígio não só na Paraíba, mas em nível nacional. Nós estamos no topo das melhores universidades do Brasil, formamos os quadros mais importantes da administração do Estado e temos muito orgulho disso”, declarou.

Também participaram da sessão especial os deputados Anderson Monteiro, Cabo Gilberto Silva e Camila Toscano; o pró-reitor de Administração da UFPB, professor Aluísio Lins Souto; o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Rafael Targino; ex-professoras de Direito da UFPB, Ofélia Gondim e Maria do Livramento; o defensor público Francisco Freire; e o secretário legislativo da AL-PB e ex-aluno de Direito da UFPB, Guilherme Benício.

História

Durante muito tempo, o curso de Direito da UFPB foi o único no Estado, tendo iniciado suas atividades em 1949. Inicialmente fundado como um curso da Faculdade de Direito da Paraíba, instituição privada no Centro de João Pessoa, contava com o trabalho de destaques no mundo jurídico, a exemplo do professor e desembargador Mário Moacyr Porto.

Setenta anos depois, continua educando nomes com importante atuação e sendo referência em avaliações e premiações da OAB. A integração do curso à UFPB aconteceu em 1955, enquanto graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A criação do CCJ se deu em 1989.