Assembleia Legislativa terá sessões hibridas e parlamentares imunizados poderão voltar a frequentar a casa
Por Elison Silva - Em 3 anos atrás 695
A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, nesta terça-feira (03), proposta da Mesa Diretora definindo a realização de sessões no formato híbrido a partir do mês de setembro.
Atualmente, as sessões estão sendo realizadas de forma online desde o mês de março de 2020, após o decreto de estado de calamidade na Paraíba, em decorrência da pandemia da Covid-19.
Na sessão de desta terça-feira, o presidente Adriano Galdino (PSB), apresentou três propostas para que fossem apreciadas pelos demais parlamentares. Em votação aberta através do painel eletrônico, os deputados tiveram que escolher entre continuar na forma online, passar para a forma híbrida, ou até mesmo adotar o formato 100% presencial.
Por ampla maioria, os deputados optaram pelo formato híbrida a partir do mês de setembro, quando haverá a implantação do sistema de tecnologia pelo qual as sessões serão realizadas. Desta forma, caberá a cada parlamentar decidir se irá comparecer às sessões na sede do Legislativo ou se irá continuar participando de forma remota.
O deputado Branco Mendes, que defende o funcionamento hibrido, lembrou que o momento ainda pede cautela e não há segurança necessária para flexibilizar as precauções. “Ainda atravessamos um momento de pandemia. Ainda não temos 100% de segurança e, por isso, devemos nos precaver”, analisou Branco.
O deputado Buba Germano, que preside a Comissão de Controle da Covid-19 na Paraíba, revelou que o último levantamento feito sobre a pandemia no estado apontou queda de mais de aproximadamente 56% no número de mortes causadas pela doença. No entanto, o parlamentar avaliou que ainda não é o momento de flexibilizar os protocolos e defendeu que as sessões ocorram de forma hibrida.
Fonte: Paraíba Notícia