Assembleia da Paraíba aprova projeto de Camila Toscano que cria o “Memorial Covid-19” em homenagem às vítimas do coronavírus

Por Edmilson Pereira - Em 4 anos atrás 619

De autoria da deputada Camila Toscano (PSDB), a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou projeto de Lei 1.841/2020, que institui o Memorial Covid-19. A Lei homenageia as vítimas da doença e aos profissionais envolvidos no enfrentamento à pandemia, no Estado.. “Temos que prestar homenagem a todos que foram vitimas dessa terrível doença, mostrando que não são números e estatísticas e sim pessoas que tinham famílias, tinham amigos e tinham suas histórias e sonhos. Precisamos também registrar todos os fatos para guardar memórias e deixar esse registro para as gerações futuras”, destacou a tucana.

De acordo com o projeto, o memorial deverá manter guardados os nomes das vítimas da Covid-19 e dos profissionais envolvidos no combate à pandemia no Estado, bem como abrigar todo o registro histórico, como fotografias, vídeos, reportagens, dentre outros, no período compreendido entre o início e o fim da vigência do decreto estadual de calamidade, que regulamenta as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública, e de suas atualizações.

“É notório que o desafio da pandemia provocada pelo coronavírus é o maior desafio sanitário já enfrentado pela humanidade, sobretudo pela rapidez e facilidade com que o vírus contamina as pessoas, pela falta de terapias ostensivas e preventivas de cunho farmacêutico para seu enfrentamento e pela escassez de aparato médico hospitalar na quantidade exigida pela demanda global, para atender a quase 8 bilhões de seres humanos”, destacou Camila.

De acordo com a deputada, a pandemia vai deixar marcas profundas na humanidade. “Uma dor que é compartilhada por todos, dor que não respeita o luto e a memória dos que se foram. Caixões fechados, impossibilidade de uma despedida junto aos entes queridos, frieza, distância e incertezas. Marcas de uma doença que é cruel não apenas com o corpo, mas que ainda dilacera a alma dos que ficam”, afirmou.

Por isso, Camila Toscano defende a criação do Memorial, pois sentimentos coletivos como este fortalecem a solidariedade, o anseio de união e a compreensão de quem somos e de que precisamos uns dos outros para continuar existindo.

Infraestrutura – os deputados ainda aprovaram dois Requerimentos de autoria de deputada em que solicita ao Diretor-Presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba que sejam viabilizadas as ações necessárias para a recuperação da pavimentação asfáltica da PB-240 e da PB-264, no trecho que liga os municípios de São João do Tigre a Monteiro.  Também foi solicitada a recuperação da pavimentação asfáltica da PB-210, no trecho que liga os municípios de Sumé a Taperoá.

Fonte: Paraíba Notícia e Assessoria de Imprensa