Assembleia aprova projeto de lei de Camila Toscano que institui política antidrogas na Paraíba

Assembleia aprova projeto de lei de Camila Toscano que institui política antidrogas na Paraíba

Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 914

A executar ações de prevenção, atenção, reabilitação psicossocial, reinserção social de usuários de álcool e outras drogas poderá virar lei na Paraíba, caso o governador João Azevedo (PSB) sancione projeto de projeto de Lei  de autoria da deputada estadual Camila Toscano,  que que institui a Política Antidrogas no Estado da Paraíba.

O projeto da parlamentar foi aprovado na sessão desta terça-feira (12),  na Assembleia Legislativa da Paraíba, e segundo Camila, tem como objetivo prevenir e combater o uso dessas substâncias e também  reprimir e combater o tráfico de drogas lícitas e ilícitas visando o bem-estar da sociedade, a proteção à vida e a ordem pública.

“Consideramos que esse é um assunto de política pública, por isso, nada mais adequado que haja uma diretriz estadual que trabalhe essa questão. O consumo de drogas lícitas e ilícitas ocasionam uma série de problemas sociais e de saúde pública. É preciso falar sobre o assunto, mirando a prevenção e o uso das terapias adequadas para quem enfrenta problemas de dependência”, comentou a deputada.

Eixos – A Política Antidrogas deve ser estruturada em torno de cinco eixos, são eles: prevenção, assistência e tratamento, aquisição de autonomia, monitoramento, além de avaliação e redução da oferta.

Na prevenção, o projeto propõe definir ações na comunidade escolar; desenvolver campanhas de comunicação nas mídias sociais, desenvolver ações coordenadas de fiscalização do cumprimento da legislação referente ao álcool e outras drogas assim como, capacitar equipes do Serviço de Assistência Social às Famílias e Estratégia Saúde da Família para sensibilização sobre o tema.