As eleições deste domingo devem terminar com 13 partidos no comando de estados

As eleições deste domingo devem terminar com 13 partidos no comando de estados

Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 740

O resultado das eleições nos 13 estados que definiram seus governadores no primeiro turno e o desenho traçado nas pesquisas de intenção de voto nos 14 que decidirão neste domingo (28) mostram a acentuação da pulverização partidária no comando das unidades da federação. Em 2014, nove legendas foram eleitas para governar os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.  As eleições deste ano podem terminar com 13 partidos à frente de governos estaduais, entre eles, siglas que hoje não têm governadores, como o PSL, de Jair Bolsonaro, e o Novo.

PSB e PT são os partidos com maior potencial de conquistar mais estados. O primeiro garantiu no primeiro turno o mesmo número de governadores que elegeu em 2014. Há três semanas, o PSB foi eleito em Pernambuco, na Paraíba e no Espírito Santo. Disputa o segundo turno em quatro estados. Está tecnicamente empatado com seus adversários em três deles (São Paulo, Amapá e Sergipe). No Distrito Federal, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) está 40 pontos percentuais atrás de Ibaneis (MDB). A grande expectativa do partido é ganhar no maior colégio eleitoral do país, onde Márcio França (PSB) disputa com João Doria (PSDB).

– Se ganharmos em São Paulo, o PSB passa a ter o que temos construído nos últimos anos, que é uma presença forte no Sudeste, para ter um projeto nacional num futuro próximo. Um projeto nacional não pode acontecer sem uma presença forte nessa região que tem a maior parte do eleitorado e do PIB nacional — avalia o presidente do PSB, Carlos Siqueira.

A tentativa de dar musculatura ao PSB fora do Norte e Nordeste é um projeto que vem da era Eduardo Campos, morto há quatro anos, num acidente aéreo, em meio à campanha presidencial. Na época, o ex-governador de Pernambuco e comandante do partido defendia que, para chegar à Presidência da República, a legenda precisava ganhar espaço no Sudeste.