Artesanato Paraibano ganha espaço na Ferreira Costa de João Pessoa
Por Edmilson Pereira - Em 3 anos atrás 630
O Home Center Ferreira Costa, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, inaugura, neste sábado (07), o espaço do Programa do Artesanato Paraibano no Mall da loja de João Pessoa. A solenidade de inauguração acontece às 10 horas com a presença de autoridades políticas, empresariais e convidados.
O espaço foi cedido pelo Grupo, para beneficiar os artesãos paraibanos para que e eles pudessem comercializar os seus produtos, minimizando assim os efeitos da falta de grandes eventos presenciais que costumavam participar.
Nos meses de Junho e Julho, o Fórum do Artesanato da Paraíba esteve expondo e vendendo produtos dos artesãos de fuxico, patchwork, brinquedos populares, crochê, escamas, mariscos, filé e frivolitê, na entrada da loja do Home Center, agora eles terão seu próprio espaço.
As inscrições para que o artesão participassem ocorreram pela internet e mais de 90 artesãos serão contemplados em regime de rodízio e revezamento, mantendo um mix de produtos que represente a identidade do estado da Paraíba.
Há 25 anos, a Ferreira Costa vem se envolvendo em ações para fomentar e apoiar o desenvolvimento do artesanato e da arte popular, desde sua primeira loja em Garanhuns. Tais ações, fazem parte do compromisso do Grupo com as causas sociais nas comunidades onde estão inseridas suas lojas. O Home Center acredita que essa atividade é muito importante pelo desenvolvimento das pessoas e pela geração de renda para muitas famílias, valorizando a cultura local onde o Grupo está inserido, por acreditar que é um patrimônio a ser preservado.
O Grupo tem como grande inspiração Janete Costa, que sempre acreditou e dedicou ao trabalho artesanal. Ela fez do seu trabalho uma extensão da cultura popular do País e transformou a realidade da profissão em responsabilidade social, integrando o erudito e o popular, colocando-os no mesmo patamar e no mesmo espaço. O Museu do Artesanato Paraibano prestou uma homenagem, dando o seu nome ao espaço, após seu falecimento em 2008, e a obra de restauração da casa manteve o projeto original da renomada arquiteta, abrigando mais de mil peças do artesanato genuinamente paraibano de todas as regiões do estado formando um acervo de rara beleza e identidade regional.
Fonte: Paraíba Notícia e Assessoria de Imprensa