Arborista e membro da diretoria da SBAU, Sérgio Chaves destaca título conquistado por João Pessoa como “Cidades Árvores do Mundo”

Arborista e membro da diretoria da SBAU, Sérgio Chaves destaca título conquistado por João Pessoa como “Cidades Árvores do Mundo”

Por Edmilson Pereira - Em 5 meses atrás 753

Dividir mais essa grandiosa conquista com o prefeito da cidade de João Pessoa, Cícero Lucena, os secretários da SEMAM, Welison Silveira, Djalma Castro e Maristela Viana e, aos competentes técnicos, a alegria de pela quarta vez consecutiva, a cidade de João Pessoa volta a conquistar a certificação do selo “Cidades Árvores do Mundo”, título concedido novamente pela Arbor Day Foudation (USA) e a Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO),as quais reconhecem cidades comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas, gerenciadas de forma sustentável e devidamente celebradas.

No Brasil, o Programa da Arbor Day Foundation e (FAO) tem parceria oficial com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, a maior instituição de arboricultura da América Latina, o qual, tenho a honra de está exercendo o cargo de Secretário de Articulação Governamental.

Essa parceria une as cidades brasileiras ao resto do mundo, “somos o segundo país com mais Cidades Amigas das Árvores do Mundo, totalizando 34 cidades brasileiras”!!!

O principal objetivo do programa é conectar cidades em uma nova rede dedicada a compartilhar e adotar as abordagens mais bem-sucedidas para o planejamento do manejo urbano e plantio de mudas nativas, componentes vitais de comunidades saudáveis em todo o mundo.

A cidade de João Pessoa é conhecida mundialmente por estar entre as capitais mais arborizadas, além de se destacar nos fundamentos das ações que a entidade ambiental preconiza, refletindo o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o planejamento do manejo urbano. Devido o modelo de gestão aplicado, mais uma vez o título fornecido pela Arbor Day Foudation considerou os diversos programas da Prefeitura, notadamente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Como coordenador do Programa TCOW/Brasil me orgulho em ver a o progresso na adesão das cidades brasileiras junto a outras tantas cidades mundiais demonstra o compromisso em garantir que as florestas e árvores das cidades brasileiras sejam adequadamente mantidas, gerenciadas e devidamente celebradas.

Para obter esse reconhecimento, cinco critérios são levados em conta: se responsabilizar com as árvores urbanas, construir políticas de arborização, avaliações de árvores e florestas, ter um orçamento anual e receber celebrações de conquistas; ou seja, João Pessoa cumpriu bem com todos esses requisitos para receber pela quarta vez a certificação.

A cidade de João Pessoa é conhecida mundialmente por estar entre as capitais mais arborizadas, além de se destacar nos fundamentos das ações que a entidade ambiental preconiza, refletindo o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o planejamento do manejo urbano. Devido o modelo de gestão aplicado, mais uma vez o título fornecido pela Arbor Day Foudation e FAO/ONU considerou os diversos programas da Prefeitura, notadamente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no incentivo de plantio de árvores nativas em ruas beneficiadas com pavimentação e drenagem, totalizando no ano de 2023, a incrível marca de 23.862 mudas plantadas na cidade.

Prefeito Cícero e Sérgio Chaves

Esses números reforçam as metas ambientais da Prefeitura de João Pessoa, a qual não mede esforços em ampliar áreas verdes, consolidar diretrizes para proteção e manejo das árvores, requalificar do Viveiro Florestal e promover uma gestão ambiental de qualidade nos parques da cidade. Aliado a isso, destaca-se o incondicional apoio ao novo Plano Diretor da Cidade, ao Plano de Ação Climática, ao Plano de Uso dos Parques, ao Sistema de Informatização Geográficas na Gestão da Arborização Urbana, além do incondicional suporte ao Cadastro das Árvores de Risco, o qual se apropria de tecnologia de ponta a partir do uso de ultrassom e penetrógrafo.

Esse resultado demonstra o empenho da comissão TCOW/Brasil, que além de mim, integram também a comissão Ana Licia Patriota Feliciano, Daniel Tonelli Caiche, ElianeGuaraldo, Gisselli Giraldelli, Pedro Mendes Castro, Flávio Pereira Telles, Luis Octávio Pedreira e Maurício Ferreira Lamano. A todos eles meusefusivos agradecimentos, pois nessa edição superamos todas as expectativas.