Aprovação de projeto na Câmara dos Deputados garante pagamento do Seguro Defeso aos pescadores da Paraíba

Aprovação de projeto na Câmara dos Deputados garante pagamento do Seguro Defeso aos pescadores da Paraíba

Em 6 anos atrás 855

O Secretário Executivo da Pesca na Paraíba, Jerônimo Júnior, acompanhou nesta terça-feira (27), na Câmara Federal, em Brasília,  a aprovação nesta terça-feira (27) do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 920/18, do Senado, de autoria do senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que suspende os efeitos da Portaria Interministerial 78/17, que restringia a pesca de determinadas espécies de peixe  durante os meses de  janeiro a abril.

Com a aprovação do projeto fica garantido o seguro defeso para os pescadores durante os três meses que os mesmos ficam no período de defeso, De acordo com a portaria interministerial que foi derrubada, no período de defeso, entre os meses de janeiro e abril, somente a pesca de espécies nativas seria proibida, o que permitia aos pescadores pescarem  espécies exóticas ou originárias de outras regiões.

Segundo o Secretário  o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estava recusando o pagamento do seguro-desemprego, conhecido também como seguro-defeso, aos pescadores, por entender  que eles estavam trabalhando, quando na verdade não estavam por está proibida a prática da pesca por conta da portaria que determinava  restrição da pesca e eles na verdade, ficavam no prejuízo. mas, agora com a suspensão da portaria a realidade será outra. Eles terão sim, direito a receber o seguro defeso”, Disse.

A Pesca da Paraíba agradece, comemora o Secretário Junior, ”o resultado positivo para os pescadores, especialmente para o nosso estado, após Câmara suspender a portaria que dificultava o pagamento do seguro Defeso aos trabalhadores da pesca e como disse o deputado Hugo, que aqui rendo um agradecimento,  O Governo Federal editou uma portaria que, em vez de auxiliar o setor, causava prejuízos aos trabalhadores e ao meio ambiente. Ainda bem que a Câmara dos Deputados com o esforço dos deputados corrigiu isso aprovando o projeto que autoriza o pagamento do Seguro Defeso ”, afirmou.

Estiveram presentes à reunião e na Sessão que aprovou o Projeto, acompanhando o Deputado Hugo Mota,  o Secretário de Estado Jerônimo Júnior, e os presidentes de colônias de pescadores da Paraíba: Juscelino, Pedro e Cris Silva.

Fonte: Vera Fernandes